terça-feira, 31 de agosto de 2010

Edson e Ederson já ! Antes que seja tarde demais...

O blogArcosta avisa: Senhor Leandro Campos, tire Leonardo e coloque Edson.
O blogArcosta avisa: Senhor Leandro Campos, tire Eraldo e coloque Ederson.


Nossa classificação está em suas mãos LC.

Essa zaga está muito lenta com Leonardo.

Eraldo não tem a mínima condição de jogar no ataque do ABC.

Depois não diga que não foi avisado.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Leandro Campos: Análise da análise

Continuando o novo quadro "análise da análise", vamos comentar a entrevista do treinador do ABC desse domingo. Desta vez vou corrigir os erros de português que os jornalistas de Natal deixaram escapar na transcrição do áudio.

"Na verdade eu não posso considerar os dois tempos distintos. A equipe do ABC veio estruturada para termos uma equipe organizada em relação ao ultimo jogo. E nesse jogo a equipe jogou mais e buscou mais espaços".
- Eita!! Essa foi difícil de entender. Se isso foi pra confundir o adversário também me confundiu.

"Na primeira etapa criamos mais que o Alecrim e na segunda etapa dei chance para os atletas melhorarem o rendimento...e sofremos o gol em uma falha nossa".
- Duas verdades. O ABC criou sim mais chances de gol. Todas com bola alçada na área tentando buscar Eraldo, o que não aconteceu. Não aconteceu porque alguns cruzamento não foram bem feitos, mas a maioria porque Eraldo não encaixou esse jogo.
A outra (meia) verdade é a "falha nossa" em levar o gol. Gol quase sempre é falha. Desta vez o chute veio forte, de quem se esperava chutar mesmo, de fora da área. Pra mim a marcação é do volante, que não ocorreu.

"Fiz imediatamente as duas substituições porque nós tínhamos que buscar o empate...nos organizar novamente".
- Imediatamente Virgula! Imediatamente seria se fosse já no intervalo, e isso não aconteceu. E se tinha que buscar empate, as substituições teriam que ser mais ousadas, já que o sr. entrou mais retranqueiro que Ferdinando. Trocou 6 por meia dúzia. O Sr. dê graças a Deus (e eu também!!) por Bileu ter acertado aquela cabeçada inesperada.

"Os dois atacantes deles criaram muita dificuldade".
- Era pra acontecer isso? O sr. não esperava que Helinho fosse rápido e que Cassaco fosse perigoso? Fábio Costa, meu irmão e blogueiro alertou isso. Bastava acompanhar o blog.

"O Claudemir deu uma consistência maior no passe e, se houvesse um pouco mais de tempo, talvez pudessemos reverter o placar".
- Claudemir dá uma consistência maior sempre! Era pra ter entrado com ele logo de cara. O Sr. tinha visto isso na partida anterior quando Everton não jogou nada, e o Sr. conversou com ele no intervalo. Ele permaneceu errando e só assim o Sr. substituiu. Ontem contra o Alecrim o Sr. insistiu no erro. E esse negócio de "um pouco mais de tempo" a culpa foi do Sr. Se tivesse entrado com o time que SEMPRE jogou o estadual (Claudemir e Éderson) o jogo teria sido outro, não tenho dúvida disso.

"Achei um jogo equilibrado e o importante é que continuamos líder".
- O jogo não era pra ser equilibrado. A equipe do ABC é - tecnicamente - infinitamente superior ao Alecrim. Além do mais foi o segundo empate seguido com a mesma equipe. Era pro Sr. ter aprendido com os erros. Fez pior: permaneceu com eles.

"Agora precisamos vencer o Campinense de toda forma, pois não cabe outro resultado".
- Agora é? E ontem? E no primeiro jogo com o Alecrim em casa? Olha, Sr. Leandro Campos, o tempo está acabando...

"Vamos lutar para ser o primeiro. Agora, se não for possível, que possamos entrar como o segundo do grupo".
- Lutar pra ser o primeiro com 3 volantes e Eraldo que não joga? Com essa zaga onde o Sr. tem Edson como um zagueiro excelente, que como lateral ainda faz gols?
E ainda tenho que ouvir o Sr. dizer que "podemos entrar como o segundo"? Ave Maria! Se tudo der certo, essa será a subida pra série B mais sofrida que existe.

Mais do mesmo

De novo o ABC de Leandro Campos.

O que vou escrever? A mesma coisa que escrevo sempre?

Vou fazer de conta, então, que estou comentando pela primeira vez um jogo de Leandro Campos.

- O ABC jogou em casa, com maioria absoluta da torcida, pra que entrar com 3 volantes?
- Se Éderson estava bom para jogar (pelo menos 45 minutos), porque ele não entrou logo de cara? Se Claudemir estava bom para jogar (pelo menos 45 minutos), porque ele não entrou logo de cara? Eu pergunto isso pelo fato que o ABC poderia ter entrado para matar o jogo desde o início e, se for o caso (CASO RETRANQUEIRO) troca-se as peças no segundo tempo.
- Será que Leandro Campo não percebeu que o ABC é o principal time do estado, e não deve jogar retrancado com ninguem dentro do RN?

O fato é que Leandro Campos não entra em campo com 2 meias PORQUE ele não treina com dois meias. Pra quem não vai aos treinos, apenas o time de baixo entra com 2 jogadores de qualidade no meio: Gabriel e Gabriel Pimba. Lá vai a minha insistência em Pimba...
Por que não Claudemir?
Por que sim, Claudemir.
Claudemir sim, Claudemir não.
Tá complicado de entender? Eu explico.
Existem 2 "Claudemires": o Claudemir que começou no ABC, jogando bem o ínicio do segundo turno, solto, ao lado de Cascata, exatamente de onde partiram as jogadas para o sem número de gols que o ABC fez no estadual.
Mas também existe o Claudemir que Leandro Campos moldou: mais volante, mais marcador, sem poder distribuir jogadas, apenas objetivando a contenção de jogadas. Esse é um Everton César purinho, dá no mesmo.
Esse a Frasqueira também lembra, pois ele sai vaiado de campo.
A minha insistência em Pimba é exatamente porque ele não tem cacuete de marcador, e joga solto.
Mas essa virtude de Pimba é o seu fracasso: não é esse o jogador que Leandro quer.

Por que não jogar com 2 atacante abertos e 1 no meio - Éderson, João Paulo e Eraldo?
Porque não treina!!!
Leandro também treina um 4-3-3. Se não treina, como que coloca em campo?
Essa é a minha cisma com o "profissional" Leandro Campos.
Ele põe em campo o que treina: o mesmo!

Não culpo jogador nenhum do ABC, muito menos a instituição ABC. Essa eu nunca vou vaiar, nunca vou ser contra.
Agora, esse treinador ai, é fraco!
Muuuuuuuuuito fraco.

domingo, 29 de agosto de 2010

Tudo pronto para ABC x Alecrim


Movimentação pequena agora a pouco (14h) em frente ao machadão, mas pelas fotos, as torcidas começam a chegar.
O ABC tem que vencer hoje para impor a liderança do grupo de deixar os demais adversários, com exceção do Salgueiro brigar pela segunda colocação. Edérson não joga e Eraldo entra para fazer a dupla de ataque com JP. Eraldo foi muito mal no último jogo. Lento, e visivelmente fora de ritmo. Esperamos que ele faça pelo menos o papel de centro-avante, ou seja faça os gols.
Temos que ter cuidado com a dupla de ataque alecrinense: Cassaco e Helinho. São dois homens rápidos. Nossos volantes tem que dar o primeiro combate para que pelo menos um zagueiro nosso fique na sobra para espanar.
Será um jogo difícil. Ferdinando sempre monta uma boa defesa, e dessa vez, tem homens rápidos na frente.
Confio mais no nosso ABC com Cascata fazendo a diferença. Tomara que Claudemir entre para criar juntamente com Cascata. Vamo Ganhar BC, Vamo Ganhar BC....

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Moto Club e JV Lideral fecham divisão de futebol profissional no MA

É uma pena o que está acontecendo no futebol maranhense.
Depois do atual campeão estadual, o JV Lideral, anunciar a desistência de manter sua divisão de futebol profissional para 2010, agora foi a vez do tradicional Moto Club,
um dos times de maior torcida do Maranhão que vai seguir o mesmo caminho.
O motivo é o mesmo: a crise administrativa e financeira que vem afundando os clubes de futebol no Maranhão.

Do blog:
A Federação Maranhense é muito confusa em todas as decisões. Não se tem data de campeonato, a tabela muda toda semana. o torcedor não sabe quando o time joga, nem onde ele vai jogar.
Campos no interior sem condições de jogo, inversões de mando de campo, tudo acontece.
Voces se lembram da lambança do ano passado que saiu a nivel nacional quando o Moto Club venceu de 5x0 e o Viana ganhou de 7x1 com o prefeito da cidade jogando pelo time ?
Sabem qual foi o resultado: o TJD anulou tudo !! Ou seja a segunda divisão vai acontecer de novo.
Ia esquecendo, o Maranhão é o único estado do Brasil onde o campeonato estadual 2010 nem sequer começou.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Sempre de olho!

Estou embarcando agora pro Rio, à serviço. A empresa não conseguiu hotel pra mim e resolveu alugar um apartamento por temporada. Como o futebol me procura da mesma forma que a bola procura o artilheiro, o apartamento é no prédio onde morava o ex-goleiro Bruno do Flamengo, aquele predio onde ele manteve o primo dele "de menor" em sua casa.
Não vou acompanhar o clássico contra o Alecrim, apenas de longe. Vou tentar ir pro Maraca, pois no domingo tem Fluminense e São Paulo, grande jogo.

Pelo ABC, nem Claudemir nem Juliano estarão prontos para o clássico. Pimba seria o ideal, mas nos treinos Leandro Campos insiste em Gabriel. No meu entender é melhor do que Everton, mas preferia Pimba. Sempre um meia é melhor do que 1 volante, pq o ABC jogaria com a bola mais no ataque, com uma postura tatica mais ofensiva.
Será que Leandro entende que o ABC joga fora de casa e entra novamente com 3 volantes?

Voltando a falar do Rio, quem chega pelo aeroporto Santos Dumont (aquele quase dentro dagua) pega uma vista espetacular. As primeiras visões são do Macacanã e do Cristo Redentor. Depois disso o piloto começa a fazer curvas por entre os morros cariocas. Bonito e perigoso ao mesmo tempo. Ai aparecem a Lagoa Rodrigo de Freitas, as praias (principalmente Copacabana e Ipanema), ate o aviāo descer de vez, quase dentro dagua como falei.

É realmente uma cidade maravilhosa.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Leandro Campos: análise da análise

Vou começar um novo quadro no BlogARCosta: a Análise da Análise.
Leandro Campos sempre analisa o jogo em sua entrevista coletiva, que entra como "Análise do treinador", no blog de Marcos Lopes. Vou, portanto, analisar o que Leandro fala no pós-partida.

"Precisamos de alternâncias táticas para não sermos uma presa fácil"
- É o que homi?
- Sou eu que tenho que dizer isso e cobrar isso, e não o sr. O ABC precisa de alternâncias táticas há 6 meses!!! Se o sr percebeu isso agora, então trate de por em prática, ontem!!!

"O grupo é o mais nivelado da Série C"
- É nada! Só adversário fraco.
- O ABC de longe é o melhor e poderia estar com 15 pontos já classificado. São atuações fracas (taticamente) do ABC que fazem com que os adversários cheguem e tornem o grupo mais difícil.

"Everton César ficava marcando muito e não participou do ataque com chutes a gol"
- Peraí! Qual a função tática de Everton? O sr. entrou com 3 volantes em campo, jogando em casa, então foi o sr. que quis que o ABC jogasse assim.
Éverton fez a sua função: marcar. Se vc queria diferente teria que ter entrando em campo com um meia. Só foi corrigir isso aos 25 do segundo tempo.

"Eraldo fazendo a parede esteve muito bem marcado"
- Não sei se o sr. percebeu, mas esse é o jogo de Eraldo: ficar enfiando nos zagueiros, jogar no corpo-a-corpo, e participar de lances de cabeceio, sempre segurando 1 ou 2 zagueiros.
Se o Sr. queria um atacante diferente, que entrasse com Felipe Moreira, mais técnico e habilidoso, ou Éderson, mais rápido de também forte no ataque.
Ah, esqueci. O técnico é o Sr, e o Sr. sabe bem as qualidades de cada um.

"Foi um jogo dificil, mas o importante é que o ABC está buscando os resultados".
- Rapaz, eu nunca vi um treinador tão de quina pra lua quanto o sr. Retranqueiro, escala mal, não acerta a equipe DURANTE o jogo, e só faz substituições de cartas marcadas. Mas é lider da série C, vice-lider do Nordestão e foi campeão estadual. O futebol é realmente uma caixinha de suspresas. Pense!!!

domingo, 22 de agosto de 2010

ABC vence o Salgueiro de virada: 3x1





O ABC jogou bem e venceu o Salgueiro por 3x1.
Ja ouvi de tudo. Ouvi até que o ABC jogou uma partida terrível.
Olha, no intervalo do primeiro tempo para o segundo a Frasqueira não vaiou o time; pelo contrário, incentivou, aplaudiu e cantou: vamos virar BC...
Senhores, estive presente no Frasqueirão e presenciei uma Frasqueira realmente apaixonada pelo time.
No primeiro tempo, Cascata buscava sempre o jogo e pedia as bolas para tentar resolver. Só que muito marcado, pelo meio, não conseguia ganhar as jogadas.
Já no segundo tempo Cascata mostrou porque veste a camisa 10 do Mais Querido. Em jogadas bem parecidas, principalmente na primeira jogada, onde ele vem da esquerda cortando para o meio, e meu amigo, se deixar a perna direita do craque livre, é pedir para tomar gol. Ele vem cortando, abrindo espaço para o "petardo" ou "Tivuco" como já não ouvia falar a muito tempo. No segundo gol, ele recebeu um presente do Garça, aliás fez uma boa partida. Alguns falando que ele não foi seguro, etc.
O cabeludo camisa 10 do Salgueiro joga bem, distribuiu bem as bolas, sendo um problema, principalmente no segundo tempo durante os contra-ataques.
Nas laterais, gostei bastante dos dois laterais, principalmente do Lisa; mas Renatinho potiguar jogou bem. Muito melhor que seu xará, o outro Renatinho.
O goleiro do Salgueiro fez muita cêra. O árbitro "reieira", como a torcida gritava, não foi bem na partida. Éverton César fez uma bela partida, assim como os outros dois volantes. Nossa zaga ainda é lenta, mas foi bem nas bolas divididas. João Paulo foi bem, principalmente porque marcou após 4 partidas.
Foi a virada que a torcida precisava para acreditar ainda mais no time. No segundo gol de Cascata todos se abraçavam no Frasqueirão. Os 5.400 presentes nem se davam conta que estava chovendo e fazendo um friozinho bom.

sábado, 21 de agosto de 2010

Preparativos para ABC x Salgueiro

No Frasqueirão, hoje no início da tarde, sábado, o pagode estava bom, principalmente porque estava acompanhado das ABCdetes que fizeram a festa.
Tudo isso é preparativo para o grande jogo da liderança amanhã, domingo às 17h. Todos os caminhos levam ao Frasqueirão amanhã. Já comprei meu ingresso. É o primeiro ingresso da era "Ingresso fácil".
Tchau BWA!
Com a saída dessa dai, o ABC deve diminuir os custos em cerca de 30%.

O treinador Leandro Campos já listou os convocados para o jogo. Eles são:
Goleiros: Welligton e Camilo;
Laterais: Lisa, Renatinho Potiguar e Delano;
Zagueiros: Tiago Garça, Leonardo, Diego Padilha e Edson;
Volantes: Basílio, Ricardo Oliveira, Everton Cezar e Bileu;
Meias: Cascata, Gabriel e Gabriel Pimba;
Atacantes: João Paulo, Éderson, Eraldo e Felipe Moreira.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Em defesa do ataque do ABC

Gustavo Lucena, do PapoAlvinegro, postou sobre um assunto que é importante eu comentar aqui: o ataque do ABC. Até fiz comentários no post original, mas acho que devo adentrar mais no assunto.
E é o que vou fazer agora.

"Em defesa do ataque do ABC", é um tópico que foca o ataque do ABC, e não um ou outro jogador especificamente. Quando eu comentei no PapoAlvinegro me concentrei apenas em João Paulo.
Desta vez vou dá uma passaga geral por todos, começando por João Paulo, claro.

João Paulo
JP fez mais de 20 gols esse ano.
A grande maioria deles foi no estadual, onde os adversários foram muito fracos. No estadual de 2010 ele fez muitos gols, mas perdeu muito mais. Isso é fato. O ABC jogou 18 jogos e JP fez 17 gols. Uma marca impressionante, ainda mais sabendo que ele não jogou todos os jogos.
Vamos agora ver os outros campeonatos.
Copa do Nordeste: os adversários são um pouco mais qualificados que os do estadual (só não são muito mais por causa das escalações de reservas). Com essa maior qualificação o desempenho de JP caiu. Em 11 jogos que ele jogou ele fez 5 gols. Seu desempenho caiu mais da metade.
Série C: Em quatro partidas ele fez apenas 1 gol. Na série C temos adversários que estão buscando realmente a subida à segundona. Eu, portanto, acredito que os adversários são mais difíceis que os da Copa do Nordeste.
Minha conclusão é que JP, no estadual, poderia chutar de qualquer jeito, de cabeça baixa, de costas, dormindo, que pela quantidade de chances que apareciam a sua frente ele meteria pra dentro pelo menos a metade das bolas. Além do fato que no estadual tínhamos sempre 2 jogadores de armação jogando. Era sempre Cascata e mais um, ou Gabriel Pimba ou Claudemir (jogando pra frente). Hoje João Paulo não tem isso.
O Nordestão e principalmente na série C a coisa é diferente.
Ele de cabeça baixa e sendo fominha é extremamente prejudicial ao ABC. Os números estão ai para provar.
Ele tem sua parcela de culpa. Mas a comissão técnica do Mais Querido com seus "professores" - encabeçado por Leandro Campos - tem total responsabilidade nisso.
O treinamento serve pra que se não é para corrigir erros e melhorar o time tecnica e taticamente?
Além de tudo isso, João Paulo é uma mercadoria valiosa para o ABC, a comissão técnica do Mais Querido tá dando um furo duplo, pois não está lapidando o seu craque-prodígio-mór.

Éderson
Forte, rápido como João Paulo, e joga pelas pontas, também como João Paulo. E pq que não faz tantos gols como João Paulo? Será que não faz? Vale lembrar que Éderson chegou apenas para o segundo turno. Acompanhe comigo as contas:
- Em 9 jogos pelo estadual fez 7 gols. 9 jogos apenas do segundo turno. Uma média muito semelhante a de João Paulo.
- Em 3 jogos pela série C fez apenas 1 gol. Está com média maior do que João Paulo.
- Em 8 jogos pela Copa do Nordeste fez 4 gols, mesma média de João Paulo.

Éderson, portanto, faz tantos gols quanto João Paulo e, por isso, deveria ter um tratamento por parte de Leandro Campos igual ao que João Paulo recebe.

Eraldo
Foi artilheiro no RS esse ano, pelo estadual. Também fez gols pelo rival aqui em Natal. No ABC ainda não marcou. Por enquanto 2 gols e nenhum gol.
Veio com o estigma de "matador". Jogador forte, bom de cabeceio e que usa muito bem o corpo na disputa com os zagueiros. É verdade e conseguiu um penalty contra o Salgueiro assim.
Pra mim ainda carece de treinamento do esquema tatico do ABC para a bola chegar bem a Eraldo. O ABC se acostumou a jogar com 2 atacantes rápidos: João Paulo e Éderson. Falta encaixar Eraldo.

Não sei como Preá joga, não posso opinar.
Sei como Kaká joga, mas Leandro enfiou ele dentro do armário e trancou a chave.
Felipe Moreira é bom de bola, e merece mais tempo de jogo. Com 20, 30 minutos não se faz muita coisa.

Uma mudança significativa que houve no Mais Querido do estadual pra cá foi a perda de mais um jogador de armação de jogadas ao lado de Cascata.
Muito se fala que Cascata caiu de produção, ou que prende muito a bola. Eu mesmo reclamo do cara algumas vezes. O fato é que Cascata não tem com que jogar.
Ontem, por exemplo, contra o Santa Cruz, pra quem Cascata passaria a bola? Éderson saiu (pra colocar Delano no lugar de Renatinho expulso). Pimba ou Claudemir, que seriam os jogadores de qualidade do ABC, não jogaram mais recentemente. Quem Cascata vê é apenas João Paulo na frente e 3 volantes atrás - Everton César, Basílio e Bileu. Passar pra quem?? Recuar para um volante? Pra João Paulo ele tentou algumas 3 ou 4 vezes, e a bola até chegava redondinha, que depois subiria pelo travessão, ou passaria perto da trave.
Ainda no estadual nós tínhamos uma fase de "estado de graça" de Renatinho pela esquerda. Era mais uma opção de ataque alvinegro, ainda mais sabendo que João Paulo gosta de cair por aquele lado.
Renatinho caiu de produção e pela esquerda nunca mais fomos.
Pela direita nos apareceu Edson, em excelente hora, pois depois de Nêgo ninguém mais tinha jogado a contento (destaque apenas para Bosco). Pois num é que Edson defende, ataca, marca e faz gol? Nem isso foi suficiente pra segurar a vaga do garoto.
Edson poderia ter entrado ontem contra o Santa, fácil. Lisa vai pra esquerda e Edson assume sua posição.

Eu estou falando das laterais e dos meias porque são exatamente eles que alimentam os atacantes.
E eu tô aqui de coração aberto pra falar a vontade, sem medo de ser feliz, porque não tô recebendo nada de ninguém, e meu único objetivo é ver o ataque do ABC funcionando.
Portanto vcs, caros leitores, desconfiem de outros que gostam de escalar o Mais Querido, esses outros que tem voz e espaço nas mídias.
Esses, não são ABCdistas.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Ave Maria!

ABC vence o Santa Cruz em pleno Arrudão por 1 a 0, gol de Garça, logo no começo do jogo, em uma falta batida por Cascata.
Isso é o resumo da partida.

Quem procurava um bom jogo de futebol, com o time do ABC completo jogando, não viu nada.
Valeram os 3 pontos - valeram MUITO. Não vou exagerar e vou citar ainda alguns pontos importantes para o ABC.
Wellington mostrou força debaixo da trave. No segundo tempo defendeu umas 2 ou 3 bolas à queima-roupa, mostrando bom posicionamento e velocidade de raciocínio.
Basílio e a defesa fizeram também uma boa partida.
De resto só erros.

O primeiro e mais grave de todos é a insistência de Leandro Campos em manter Renatinho. Ave Maria. Errou tudo durante os poucos minutos que ele jogou. Poucos porque ele levou um cartão amarelo no começo do jogo, justo, e uns 10 minutos depois levou o segundo.
Pronto. O ABC passou a jogar desde do primeiro tempo com 1 jogador a menos.
Com isso TODOS os jogadores que ficaram em campo merecem os parabéns. Correram muito, chutaram muito pra longe, marcaram muitos os moleques do Santa Cruz.
Mas esses caras do Santa são muito ruins.
Ave Maria!
Perderam gols fáceis.
Mais fáceis do que os que João Paulo perde.
Por falar em João Paulo, ele teve uma grande chance no começo do jogo e chutou pra fora. Teve outra no segundo tempo e mandou por cima. Apenas um chute dele foi dentro das traves, mas o goleiro pegou.
Éderson foi o sacrificado. Com a expulsão de Renatinho ele saiu pra entrada de Delano.
Isso mesmo!
Eu que pensava que ele iria colocar Edson, e deslocar Lisa pra esquerda, fique na mão.
Eu e todos os alvinegros assistindo ao jogo.
Delano entrou e não comprometeu muito. Mas Edson, com certeza, iria dar muito mais trabalho para a defesa do Santa.
No fringir dos ovos o ABC soma 3 pontos e está praticamente classificado para a próxima fase do Nordestão.
Agora é se concentrar para o jogo contra o Salgueiro.
Esse sim Leandro Campos não pode errar.

ABC completo pra enfrentar o Santa incompleto

Titulares x reservas.
O dilema que tá na boca de todos nessa semana.
O ABC deveria mesmo jogar com os titulares lá? Ainda mais agora que o Santa relacionou para o jogo dessa noite só reservas?
Agora já era. A delegação já viajou.

O fato é que eu vi, por diversas vezes, o ABC folgar por uma semana, 10 dias até, e quando jogou parecia que tinha jogado 2 dias antes, de tão pregado que estavam.
Esse negócio de condicionamento físico é muito relativo, tem haver também com o desgaste das viagens, acomodações, alimentação, além, claro, da preparação física. E isso ainda depende de jogador para jogador.
Bom, o jogo vai ser televisionado e todos vão ver se valeu a pena ou não levar todo mundo.

Treinamento
No último coletivo antes da viagem o ABC treinou com João Paulo e Éderson entre os titulares, e será a nossa dupla de ataque. Preá não foi relacionado, ficou treinando mais condicionamento. Felipe Moreira foi como atacante reserva. TODOS os volantes do ABC que foram relacionados devem começar jogando, pois assim foi o coletivo. Portanto Basílio e Everton César terão a companhia de Bileu. Se o ABC precisar de outro volante durante o jogo, não terá. Como eu já conheço esse treinador gaúcho, ele deverá lancar Padilha, caso precise.
Gabriel Pimba mais uma vez foi relacionado. Vamos lembrar que não temos Claudemir nem Juliano, mas Pimba deverá esquentar o banco mais uma vez.
Minhas indagação são exatamente porque o ABC enfrentará um time reserva. Bem que poderia tentar entrar com dois meias, né?

Enfim, vamos torcer para mais uma boa apresentação do Mais Querido. E que concretize as chances pra dentro dessa vez.

Confira a relação completa dos relacionados:

Goleiros: Welligton e Dida;
Laterais: Lisa, Renatinho e Delano;
Zagueiros: Tiago Garça, Leonardo, Diego Padilha, Edson e André Alves;
Volantes: Basílio, Bileu e Everton Cezar;
Meias: Cascata, Gabriel e Gabriel Pimba;
Atacantes: João Paulo, Éderson e Felipe Moreira.

O Mais Querido enfrentará o Santa Cru-/PE hoje à noite, quinta-feira (19), às 21h30, no estádio do Arruda, em jogo válido pela 13ª rodada do Campeonato do Nordeste.
Uma vitória é importantíssima. E Leandro não levou o time titular à toa.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Recado para Leandro Campos

Bom, antes de mais nada, Eraldo estava impedido. Veja a imagem na hora do passe de João Paulo. Ainda bem que tem a televisão (pelo menos após o jogo) pra a gente saber a verdade sobre o jogo.
Pra mim tá claro que Eraldo estava impedido. João Paulo dá o passe - EU JÁ FALEI E REPITO AQUI QUE JOÃO PAULO QUANDO LEVANTA A CABEÇA, ELE DÁ UM PASSE PERFEITO - e Eraldo está à frente. Mesmo que for 1cm à frente, na casa do adversário, não tem bandeirinha que não levante a bandeira.
Portanto essa de escalar Eraldo agora, sem treinamento, achando que o cara é um Romário, é fria.
Então senhor Leandro Campos: vamos parar de escalar o time baseado em opiniões de jornalistas! Até o momento Éderson é muito mais perigoso do que Eraldo, e está muito mais entrosado com os jogadores da frente do que ele.
Ponto final!
E o sr. precisa orientar URGENTEMENTE João Paulo a levantar sempre a cabeça. O gol que ele perdeu sozinho à frente da grande área é imoral!

Mais um recado para Leandro Campos: pra mim o sr. é "Ficha Suja".

- Treinou o Internacional-SP e o U. Barbarense-SP no Paulistão e ambos cairam.
- Na Série B de 2006 caiu com o Paysandu-PA.
- Em 2007 caiu com a Caldense-MG no Campeonato Mineiro e com o Santo André, no Paulistão, no mesmo ano: queda dupla!
- Em 2008 ele ficou perto mas não caiu com o Comercial de Ribeirão Preto.
- Em 2009 com o Toledo no Paraná ficou em 9º em um total de 16 times.

Na minha eleição, eu não votaria do sr.

Agora, já que não tem jeito de trocar treinador agora, e eu sou ABCdista até debaixo dágua, vamos tentar reverter isso JUNTOS:

- Primeiro, escale quem deva ser escalado independente de pressão de dirigente ou jornalista. Começamos recolocando Edson na lateral e Claudemir na meia mas atuando como um meia de fato, ajudando a Cascata. Se ele não puder, tenta Gabriel Pimba nos treinos.
- Éderson volta ao ataque
- João Paulo precisa levar ESPORRO! Sabe aquele esporro que o sr. deu em Eraldo num treino há algumas semanas por causa de um posicionamento errado dele? Tá na hora de dar um esporro desse em João Paulo, quando ele for fominha e quando ele não levantar a cabeça pra chutar. João Paulo repete os erros em treino, sr. Leandro Campos. Costume de casa vai à praça. Isso precisa ser corrigido em treino.
- Treinar jogadas ensaiadas de escanteio e faltas perto da área. Isso dá gol. Todo treinador gaúcho que se preze arma esse tipo de jogada.

Leandro Campos, por favor, eu apóio o sr. Vamos levar esse time à uma sequencia de vitórias. É fácil, com esse time, com o grupo que temos é fácil.
Não vamos procurar chifre em cabeça de cavalo.

domingo, 15 de agosto de 2010

ABC, previsível, perde o jogo e a liderança

Não, o resultado não foi o previsível.
O futebol que o ABC joga é que é previsível.

- Cascata-dependente.
- João Paulo perdendo gols e sendo fominha.

Esses são pontos que o treinador tem total responsabilidade.

Como também tem responsa nos seguintes pontos:

- Será que Edson são pode ser o lateral titular? Com ele não somos mais ofensivos no ataque e seguros na defesa pelo lado direito?
- Será que Eraldo é melhor que Éderson? Não tô falando de substituição pura e simples. São jogadores diferentes, atacantes diferentes e, quer queira quer não, Éderson está mais acostumado a jogar ao lado de João Paulo e Cascata, e nos últimos jogos que entrou como titular marcou 3 gols. Pelo que "ouvimos" da narração de hj, o gol do ABC saiu de uma perda de bola de Eraldo.
- Será que o substituto de Claudemir é realmente Éverton César? Éverton é volante, e o ABC joga com 3 volantes com ele. Claudemir faz as vezes de meia. Quando o treinador segura muito ele na marcação seu futebol não aparece.

Só sei que com Éverton e Eraldo o ABC perdeu, ressuscitou o Campinense e posicionou o Alecrim bem encaminhado para a próxima fase.

Os otimistas podem dizer que temos 3 jogos seguidos em casa, mas esses jogos são os que me preocupam. Quem entra fechado com o ABC no Frasqueirão se dá bem, pois não temos mudança tática para mudar o jogo.

Sou realista, e o ABC precisa mudar para chegar à série B.
São 6 jogos que nos separam da série B do próximo ano: 4 agora nessa fase, e 2 do mata-mata. 6 jogos apenas.
Leandro é fraco, eu já cansei de repetir, e cada vez mais isso se confirma. Hoje nós tínhamos Gabriel Pimba no banco. Leandro resolve colocar Renatinho Carioca na lateral e deslocar o Potiguar pra meia. Todos já sabem como Renatinho joga - fraco - e Gabriel Pimba tá só esperando uma nova oportunidade para voltar com o seu bom futebol mostrado no segundo turno do estadual.

Não adianta o treinador dizer que o ABC teve mais volume de jogo e mais chances de gol. Se João Paulo não levanta a cabeça e é fominha, ele tem participação nisso, pois não tenta consertar isso.
Eraldo não fez um bom primeiro tempo como o narrador da Rádio Globo preconiza. Ele não fez gol!!! O gol que ele fez foi invalidado, e dele partiu-se o único gol da partid, que foi do Campinense.
O que vale é gol, e Eraldo não fez nenhum. Pra mim, Éderson é titular absoluto. A menos que Leandro Campos tenha uma postura tática treinada para jogar com Eraldo. Se não tem, joga-se como o que se tem.

Então que mudanças o ABC precisa fazer para voltar a liderança?
- Primeiro, jogar a Copa do Nordeste com um time misto ou reserva.
- Segundo, voltar o Edson à lateral.
- Terceiro, colocar João Paulo na parede: ou levanta a cabeça para ver se o companheiro está melhor colocado, ou vai pro banco.
- Quarto, colocar um outro jogador de qualidade para jogar ao lado de Cascata. Pode ser o Pimba, ou mesmo Claudemir, tirando dele um pouco da preocupação de marcação. Com Cascata bem marcado o ABC tem seu rendimento diminuído verticalmente.
- Quinto, treinar jogadas ensaidas. Lateral, escanteio, falta. Pelamordedeus Leandro Campos, essa é a sua praia, treinador gaúcho que se preze ganha jogo com jogadas ensaiadas. Isso falta no ABC.

Enfim, p. da vida, eu termino esse post de hoje.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Quem é que escala o ABC?

Eu fico extremamente desconfortável quando o treinador Leandro Campos isola bons jogadores de bola - como Kaká, Pimba, Edson - em detrimento dos que ele indicou para contratação.
Isso sem contar Éderson (pra mim o próximo da lista a pegar banco), ou mesmo Leonardo, que vez por outra é ameaçado pela escalação de Padilha (indicado por Leandro e que nunca mostrou o porque é melhor que Leonardo). Ainda tem Felipe Moreira, Delano...
Se é teimosia de Leandro ou se é o dedo do diretor/empresário Flávio Anselmo, eu não sei. E juro que prefiro não saber pra não ficar com mais raiva.

Mas o que me incomoda mais do que isso é reporter, jornalista e blogueiro de Natal querendo escalar o ABC. Esses ai não são do clube, não são do ABC e duvido muito da boa vontade deles com o ABC.
Não sei se Éverton César é melhor que Claudemir. Não sei, sinceramente. É um volante, e eu prefiro um outro meia jogando nessa posição. Principalmente em jogos dentro de casa.
Não sei se Eraldo já deve entrar no lugar de Éderson. Acho que depende de cada situação, de cada jogo, de cada adversário. São jogadores de técnicas distintas. Mas esse é o erro de Leandro; ele ainda não sabe avaliar bem a escalação para cada jogo.
Não sei de Edson é banco certo. Pra mim não é. O cara é bom! Se Lisa jogar bem na esquerda, bota ele lá.
Renatinho Potiguar na meia? Quem escala é o treinador, e não o jornalista.

E ainda tenho que escutar jornalistas tumultuando o ambiente do Mais Querido? Tô falando de Cascata. Cascata teve o passe adquirido por dirigentes do ABC. Ele é do ABC! Claro que ele vai sair do ABC, mas acho que só daqui a alguns meses, como João Paulo tmb, como foi Wallyson há 3 anos.

Quem escala é o treinador. Errado ou não, é ele.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Já é hora de começar a pensar nos jogos decisivos contra: Fortaleza ou Paysandu

Senhores(as),

Alguns podem pensar que ainda é cedo, que temos que garantir a classificação no grupo e etc. Porém vejamos: o que vale para o ABC é a classificação para a Série B.
São 4 grupos de 5, onde classificam-se 8 equipes.
As 8 equipes irão para o mata-mata decisivo classificatório para a Série B 2011, pois apenas 4 times subirão para a Série B.
Ora meus amigos, os dois jogos do ano para o ABC serão provavelmente contra o Fortaleza, ou contra o Paysandu (que eu acho pior negócio).
Se o ABC ficar em primeiro do grupo tem a vantagem de jogar a partida decisiva de 2010 (a partida do acesso !!)
Por isso, é bom a equipe técnica do Mais Querido ir observando essas duas equipes. Claro que sem tirar o foco da classificação no grupo, mas ir mapeando taticamente os adversários do acesso.

domingo, 8 de agosto de 2010

ABC confirma favoritismo e vence o Salgueiro

Jogando com 3 volantes, no 4-3-1-2, o ABC faz um bom primeiro tempo e vence por 1 a 0, gol de Leonardo num escanteio cobrado por JP. Apesar do esquema com 3 volantes, provavelmente o ABC teve uma "postura tática" de ataque e, segundo o "radinho de pilha", só deu ABC na primeira etapa.
Na virada do jogo o Salgueiro volta melhor e passa a funcionar o paredão Wellington.
Ave Maria!

Leandro Campos tira Éderson e coloca Gabriel, recuando mais o time. Novamente Wellington e a defesa com Garça e Leonardo são exigidos, e muito.
O ABC passa a jogar no 4-3-2-1, com Eraldo isolado à frente. Eraldo entrou pra saída de JP.
Vou falar sobre esses esquemas no decorrer da semana.
Eraldo, mais forte e mais alto que JP, consegue segurar mais defensores do Salgueiro.
E o estreante consegue um penalty, convertido em gol por Cascata.
Nos acréscimos Renatinho Potiguar ainda marca o terceiro do ABC e o primeiro dele.

Vitória importante do ABC fora de casa, liderando o grupo B.
Claro que o Salgueiro, que já era o último colocado, não é referência para a escalada do ABC de volta à série B, mas o resultado é importantíssimo.

Leandro Campos sabe jogar na retranca, e quase sempre dá certo.
Deu certo contra o Vitória, contra o Ceará, e mesmo contra o américa, no clássico do estadual no Frasqueirão, onde também Wellington foi o paredão do jogo.
Deu errado contra o Treze em Campina Grande.

Próximo domingo, também pela série C, o ABC tem outra parada dura fora de casa. Dessa vez contra o Campinense. Mais difícil do que o Salgueiro e é um time que viu o ABC jogar contra o Treze, jogar e perder, então eles sabem exatamente como o Mais Querido joga.
Leandro tem que ficar esperto quanto a isso!

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Vamos ganhar do Salgueiro

Vou explicar porque rapidamente:

Time que joga em casa dificilmente se fecha atrás.
O ABC sofreu um mal já conhecido contra o Alecrim que é jogar contra um time fechado. E o nosso ABC como vários outros não teve força para furar a retranca do Ferdinando.
Percebam os senhores que já contra o frágil Fluminense de Feira de Santana foi diferente. Jogamos contra um time frágil que tentou medir força a frente.
Ora meus amigos, é evidente que um time bem postado atrás causa dificuldade em qualquer meio de campo e ataque.
Já o Salgueiro, lá na casa deles, tem obrigação de tentar sair para o jogo, e nesses espaços, o nosso meio campo e ataque devem aparecer. Ainda mais que se trata do time que tem menos pontos no nosso grupo.
Acredito no ABC. Vamos vencer. BorABC !!!

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

ABC vence e fica perto da liderança do Nordestão 2010



ABC jogou um bom primeiro tempo.
Pareceu dar aquele sufoco no adversário desde o início do jogo que estávamos acostumados há um tempo atrás.
Isso é uma tática boa empregada pelo treinador.
Eu não sou daqueles que mete o pau direto, mesmo estando errado. Eu elogio quando alguém merece ser elogiado, e critico quando é a hora de criticar.
Sufocar o adversário desde o começo é interessante e deu certo ontem. Tanto que fizemos 3 a 0 e poderíamos ter feito mais.
Agora tenho alguns pontos para colocar aqui:

- João Paulo é um exímio passador, quase perfeito em assistências: É impressionante como João Paulo quando ele levanta a cabeça e dá o passe, ele é bom. São duas coisas que ele faz muito pouco (levantar a cabeça e passar a bola), mas quando ele faz, ele faz com maestria. Isso o treinador precisa falar com ele. Isso eu pego no pé de Leandro Campos.

- Eraldo é uma boa sombra pra Éderson: coincidência ou não Éderson fez 3 gols e 2 jogos, gols bonitos e salvadores, e está jogando muito bem, isso desde que Eraldo foi contratado. Possivelmente Eraldo fará dupla com João Paulo. E agora depois desses gols que ele tá fazendo, dá pra tirá-lo e colocar Eraldo? Éderson não foi indicado pelo treinador atual, e sempre que tem algum atacante "dele", Éderson sai. Éderson veio junto com Gabriel Pimba, e tende a ficar no banco porque os indicados de Leandro é que devem jogar. Não é assim que está acontecendo com Édson? Édson pode fazer 10 gols por jogo e defender pela direita como Gamarra que o treinador continuará a usa-lo como reserva.

- Gabriel Pimba volta? Aqui de novo vou pegar no pé de Leandro Campos. Claudemir (que não é meia) se machucou. Juliano, substituto direto (e indicado pelo treinador) também se machucou. Pimba volta? Acho que tá na hora de colocar alguém que também arme jogadas ao lado de Cascata, tirando um pouco a carga dele. Claudemir volta muito. Ele joga muito no estilo de Zinho naquela Copa de 94.

- Jogadas ensaiadas de bola parada: O ABC precisa treinar isso! Não treina, e não põe em prática em jogo. Saída de lateral, escanteios ensaiados, faltas ensaidadas. Temos um cobrador de faltas? Antes era Renatinho, mas ele tá ficando meio que esquecido, e quem assume seu lugar? Lateral, escanteio e falta são chances de gol que o ABC não sabe aproveitar. A série C é macabra, é imperdoável, não se pode perder chances de gol. Qualquer momento é momento.

Ainda do jogo contra o Alecrim
Um colega leitor (Eduardo Rodrigues) comentou que Leandro gritou com Cascata "sai dai, sai dai", pedindo para ele voltar, fugir da marcação de Hércules no jogo contra o Alecrim. Porque Cascata não voltou? Eu suponho que ele não voltou por que isso não foi treinado. Uma jogada, uma marcação que é treinada, é colocada em prática. Se Leandro Campos tivesse treinado, e antecipado essa marcação de Hércules, Cascata sairia numa boa, já que isso é lição de casa. No meu entender, Leandro foi pego de surpresa e Cascata achava que conseguiria sair da marcação com suas jogadas individuais. Não deu certo.
O futebol profissional de hoje precisa ser treinado, exaustivamente. O ABC não tem Messi, que se vira sozinho, então tem que treinar.
Tem que treinar o que fazer, tem que treinar o que fazer caso o adversário faça assim, faça assado, isso é que é jogo profissional.
Dunga também esperava que o time em campo resolvesse sozinho, com sua qualidade individual.
Apareceu um time "bem treinado", e com duas belas jogadas ensaiadas mandou o Brasil de volta pra casa.
Isso é futebol.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Time titular para tentar vencer o Fluminense

Hoje a noite às 20:30 o ABC encara o Fluminense de Feira de Santana, visando a liderança do Nordestão 2010.
E Leandro Campos convocou os titulares pra esse desafio.
Correto ele está!

Renatinho expulso e Renatinho Potiguar não podendo jogar, pode forçar Leandro a colocar nas laterais uma formação que boa parte da torcida quer ver jogando: Edson na direita e Lisa na esquerda.

De resto é o time de sempre, com a provavel volta de Ricardo Oliveira. Confira a relação completa:

Goleiros: Welligton e Dida;
Laterais: Lisa e Delano;
Zagueiros: Tiago Garça, Leonardo, Diego Padilha, Edson e André Alves;
Volantes: Basílio, Ricardo Oliveira, Everton Cezar e Bileu;
Meias: Claudemir, Cascata, Juliano, Gabriel e Gabriel Pimba;
Atacantes: João Paulo, Éderson e Felipe Moreira.

Edson na direita garante duas coisas importantíssimas no jogo do ABC: uma ala bem fechada, já que o garoto é bom de zaga, e uma grande opção de ataque.
Como todo mundo viu que o ABC continua "Cascata-dependente", uma formação com laterais que vão ao ataque é uma importante variação.

Não é desmérito nenhum Lisa jogar na esquerda. A história do futebol já viu inúmeros destros jogando pela esquerda. Junior do Flamengo, Tiago Alves mesmo pelo Brasil, e até o lateral alemão nessa última copa.

Se não for isso, Delano joga, não tem erro.

Elenco nunca foi o problema do ABC.
O problema é comando tático. Volto a falar nisso novamente essa semana.

domingo, 1 de agosto de 2010

Treinador fraco

Desde que o ABC contratou Leandro Campos eu o venho criticando.
Primeiro de tudo o curriculum. Basta ler aqui (post anterior), não vou repetir.
O curriculum é o cartão de visita, é o primeiro contato com alguém. E com esse cartão de visita eu não contratava.

O treinador do ABC está muito aquém da qualidade do seu grupo.
No estadual, não foi o treinador que foi campeão, e sim o grupo que deu o campeonato de presente pra ele (alias, um grupo contratado pelo ex-treinador Didi Duarte).

Hoje Leandro enfrentou um time fraco, que só marcava. E ainda assim marcava com jogadores de qualidade inferior ao ABC. O treinador não fez nada. Não mudou esquema, não tirou volante, não colocou mais um meia, muito menos mais um atacante.
Nada.
Apenas trocou 6 por meia dúzia.

- Ah, Alexandre, ele tirou Renatinho que estava mal e colocou o Potiguar.

Isso era pra ele ter feito antes da partida. Todos já sabiam que Renatinho não dava conta da esquerda. Na verdade, perdemos uma substituição.

Jogar com um treinador fraco, que não consegue dar variação a um grupo - e ainda mais um grupo qualificado como é o do ABC - é extremamente perigoso, principalmente nessa fase da série C.
Não estamos falando de campeonato por pontos. É um campeonato de tiro curto. Não terminou entre os 2 primeiros do grupo, babau!

Cascata marcado.
Quem não esperava ou sabia disso? Acho que só Leandro Campos. Porque nada ele fez para tentar tirar nosso camisa 10 dessa situação. O básico seria recuar Cascata, e adiantar Claudemir, inverter, ou colocar Felipe Moreira no lugar de Éderson e adiantar Cascata pro ataque, recuando Felipe pra meia, qualquer coisa...
Mas não faz por que? Por que em treinos isso também não acontece.
Eu não vi.
E como ainda somos Cascata-dependente, pouco produzimos.

Nos treinos essa semana eu ouvi:
- Isso é que é treinador!
- Vamos ganhar de goleada pra calar esse presidente verde.

Porém, preferi me abrir com meu pai "Seu Faustino" e Leonardo do Blog Música do Gol: - O jogo vai ser difícil, eu dizia.
- Ferdinando entende do assunto, ainda mais quando se trata de jogar recuado, e mais ainda dentro do Frasqueirão.

Não deu outra.
Para o BlogARCosta, com esse treinador ai, não vamos a lugar nenhum.
E olha que essa primeira fase é a mais fraca da série C.
Pra frente ainda vem Fortaleza, Paysandu e muito mais.

Treinador para o ABC?
O caso não é "treinador para o ABC", é treinador para campeonato. Existe treinador para estadual, para série B, para série A, etc. Ferdinando é limitado para jogar uma série B, e o BlogARCosta apoio sua saída na época. Contra os time fortes do sul/sudeste precisamos de um treinador que jogue normalmente e entenda os jogadores e clubes dessa região.
Mas na série C, contra os clubes do Nordeste, Paraíba, Ceará e Pará?
Desculpe-me quem não gosta, mas não existe melhor do que o velho teimoso Ferdinando Teixeira.

E antes que alguém venha criticar Wellington já vou dizendo que ele tem crédito. Wellington, desde o início do ano, fez muito mais pelo ABC do que Leandro Campos.

Tá na hora do ABC tratar de forma séria o comando técnico do Mais Querido. A série C é um inferno, e eu não quero ficar mais um ano nesse buraco.