quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Mais sobre o Águia da Marabá

O BlogARCosta vem trazendo informações sobre o nosso próximo adversário e vai continuar assim até o momento inicial do próximo jogo.
Desta vez eu trago a preleção completa, dentro dos vestiários, da última partida do time paraense contra o Fortaleza.
Percebam as informações de última hora, sobre um jogador ou outro do Fortaleza que foi trocado pelo treinador adversário.
Ah, pra quem não sabe, o treinador do Águia João Galvão também é o presidente do clube. Responsa hein?

Vejam a preleção:

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

SporTV e TV Brasil devem transmitir as partidas da Série C

Tá rolando na internet!
Realmente é uma grande noticia para quem gosta do futebol brasileiro, especialmente O Rio Grande do Norte (já que não tivemos nada na primeira fase, por omissão de nossos canais locais). O Sportv vai mostrar todos os jogos da Série C a partir de então. De acordo com o Engeplus Telecom, a informação é da própria CBF. Para tanto, a entidade já fez ajustes nos dias e horários dos confrontos da segunda fase da competição. Acompanhe:

JOGOS DE IDA
2/10 (sábado), 16h00, Salgueiro x Paysandu; 9/10 (sábado), 16h00, Chapecoense x Ituiutaba; 10/10 (domingo), 10h00, Macaé x Criciúma e 16/10 (sábado), 16h00, Águia x ABC;

JOGOS DE VOLTA
16/10 (sábado), 16h00, Ituiutaba x Chapecoense; 17/10 (domingo), 10h00, Paysandu x Salgueiro; 23/10 (sábado), 16h00, Criciúma x Macaé e 24/10 (domingo), 10h00, ABC x Águia

Um detalhe apenas pela tabela. No dia 16/10, há dois jogos programados para o mesmo horário. Se todos as partidas forem realmente mostradas, como informa a fonte, então Sportv e Sportv2 mostrarão ao vivo e simultaneamente jogos da Série C, o que seria um grande feito, sem dúvida!

A TV Brasil informa que mostrará os jogos da segunda-fase da Série C do Campeonato Brasileiro, a partir do dia 9. Ver link aqui (lá no final do texto).

Esse ano, o Brasileirão Série C só teve transmissão regional, através da TV Aldeia (Acre), TV Cultura (Pará) e TV Diário (Ceará). As TVs do Rio Grande do Norte não tiveram cacife (grana ou coragem???) para transmitir as partidas de fora do ABC. Foi uma pena, mas que agora está sendo corrigido por dois grandes canais nacionais.

10 minutos e Pimba!

Pra quem acompanha de perto o BlogARCosta sabe que há tempos (muito tempo mesmo) eu venho pedindo a escalação de Gabriel Pimba no elenco principal ABCdista.
Pois 10 minutos ontem em campo foi mais do que suficiente para - mais uma vez - provar a certeza do BlogARCosta.
Desculpem-me pela "soberba", mas é foda ficar torcendo por um time que entra limitado em campo tendo um banco mais qualificado.
Então, naturalmente, vem a pergunta: Por que Leandro Campos não escala Pimba?
A resposta não é fácil.
Mas é uma das três:
1) Simplesmente tá brigado com ele. Coisa natural de relação treinador/jogador. Nem é preciso relatar o caso Neymar, mas o próprio Leandro já teve confusões com outros no elenco atual do ABC.
2) Gabriel não marca, é puro meia-atacante. Uma grande possibilidade, visto que o nosso treinador preza - em demasia - pela marcação. O ABC hoje entra para não perder. Se leva um gol temos que torçer para Cascata está inspirado e se livrar da marcação.
3) O outro Gabriel é "da casa" e o passe dele se valoriza mais com ele em campo. Outra grande possibilidade! Até porque o "chefe" do Leandro Campos é empresário de atletas. Não estou aqui dizendo que Flávio Anselmo é o empresário de Gabriel "Potiguar" (nem sei se é e não quero saber), mas é muito natural que se dê chance maior aos jogadores da casa, exatamente para poder valorizar o atleta. Perfeito! Eu apóio essa idéia. O que me deixa encucado é que o mesmo não se faz com o zagueiro/lateral/ala Edson. No caso de Edson, QUALQUER jogador que esteja em condições de jogar pela lateral já é suficiente para por o nosso lateral "da casa" no banco. Então, o caso GABRIEL x EDSON é um verdadeiro dilema dois pesos, duas medidas.

O grande problema do ABC hoje, tanto na série C quanto no Nordestão, é que neste exato momento o ABC já queimou TODA A GORDURA CRIADA no início dos campeonatos.
Na série C, nas últimas 3 partidas, foram 2 empates e 1 derrota. E mesmo assim fomos primeiro colocados. Fruto da "gordura" criada, fruto da "libertação" de Cascata.
No Nordestão 2010 acabamos de empatar com o fraquíssimo Fortaleza, muito desfalcado. Em tempo: o mesmo clube que completo não conseguiu passar pelo Águia, nosso adversário de série C.
Esse empate fez com que CSA e Vitória, se vencerem seus jogos (CSA é contra o próprio ABC em Maceió, e Vitória tem 2 jogos em casa) passam à frente do Mais Querido.

Mas... (sempre tem um "mas")...
Esse é o ano do ABC, não tenho mais nenhuma dúvida disso.
E mesmo com jogo às 9 da manhã, mesmo o ABC jogando na Floresta Amazônica, mesmo com a insistência de Leandro Campos entrar precavido em campo, mesmo com a não escalação de jogadores criativos, o ABC vai subir esse ano.
Faltam menos de 30 dias para gritarmos:

Alô, Deus! A Frasqueira lhe agradece, senhor!

ps.: O BlogARCosta não tem qualquer relação financeira com qualquer jogador do ABC ou de qualquer clube do Brasil. Não recebe jabá, não recebe sequer dinheiro de patrocinadores (alguém vê algum link patrocinado aqui no meu site???). Também não tem qualquer pretensão dentro do clube; apenas fora, na torcida. A única coisa que eu me agarro é na melhoria do time para o qual eu torço: ABC Futebol Clube.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Neymar: agora só resta brincar

Piadas do Neymar Futebol Clube:

- Se o Neymar participar do Big Brother e for eliminado, quem sai é o Pedro Bial.

- Neymar vai mudar de nome: Neyoceano! Mar é muito pouco.

- Se o Neymar não joga, derruba o Dunga; se é barrado, derruba o Dorival; se joga, derruba o técnico adversário.

- Putz, tirei o Neymar do meu time do #cartolafc, agora o time que criei está sem técnico.

- O próximo a ser cortado pelo Neymar é o Chaves... Menino da Vila é só ele...

- William Bonner agora começará da seguinte forma o Jornal Nacional: "Boa Noite, Neymar".

- Segundo Neymar, Mano Menezes não estará na lista do próximo jogo da seleção.

- Neymar demitiu hoje o Papa do Vaticano. Segundo Neymar, quem manda em Santos é ele.

- Neymar entrou no Burger King e pediu um Big Mac. E foi atendido.

- Se o Neymar fosse do Flamengo, ele já tinha soltado o Bruno e prendido o delegado.

- Santos anunciará amanhã o novo técnico. Super Nanny é a mais cotada!

Sexta-feira do ABC, não tão curta

Chegamos a mais uma sexta-feira, dia que se iniciou com a suspensão do julgamento da "Ficha Limpa" pelo STF.
A votação estava em 5 a 4 quando o presidente - que eu achava que só votava para desempatar - empatou!
Então, "pela primeira vez na história desse país", o presidente do STF não desempatou, e empatou
Que irônico!
Mas vamos ao ABC.

Força máxima contra o Fortaleza
Do time titular, apenas Cascata não joga. Claro que também os jogadores que não foram inscritos a tempo (caso dos novos que chegaram) e dos que já jogaram por outro time na mesma competição.
O treinador Leandro Campos falou ao site oficial que "o nosso pensamento era poupar alguns atletas, mas diante das alterações nas datas dos jogos contra o Águia, não podemos deixar os jogadores tanto tempo sem atuar e vamos enfrentar o Fortaleza com o que temos de melhor, vamos com força máxima".
Portanto será mais um bom jogo para assistir.

Jogo será no campo de treino
Não será no Castelão.
Não será no PV (Presidente Vargas).
O jogo será no "campinho" de treino dentro do centro do Pici, do Fortaleza, com capacidade oficial máxima para 4mil torcedores.
Esse ano o Fortaleza jogou lá no estadual, jogou também 1 jogo pela Copa do Brasil (venceu o Guarani), e também perdeu nos 2 jogos pela Copa do Nordeste que lá ocorreram.
Portanto esse será o terceiro jogo lá pelo Nordestão.
Vamos manter a escrita!

Além do Nordestão, o ABC precisa buscar amistosos
Depois do jogo de amanhã o ABC ficará um tempão sem jogo oficial.
O Águia de Marabá jogará - acreditem - com 2 times indígenas nesse período.
Apesar de ser indígenas, os 2 times disputação as eliminatórias para o estadual paraense 2011, sendo adversários profissionais.
O ABC precisa buscar amistosos, até porque os jogadores que chegaram recentemente não terão oportunidade de jogar contra o Fortaleza, pois não foram inscritos à tempo.

Torrô, Mamão e o calor
Pra mim e para meu irmão que acompanha melhor os campeonatos do "meio-norte" (Maranhão e Pará), Felipe Mamão - artilheiro do Águia de Marabá, e Torrô são os jogadores que desequilibram pelo time paraense, além do calor da selva amazônica.
Dionisio Outeda (BlogdoGringo) conversou com Júlio Terceiro, volante do Fortaleza, e ele acrecentou outro jogador: o ala esquerdo Vander. Ainda segundo o volante, o treinador do Fortaleza pediu que fizesse marcação individual no veloz e perigoso atacante Torrô. No segundo tempo, Terceiro foi substituído por Paulo Isidoro e Torrô fez o gol do empate do Águia. "O calor lá é muito grande você procura ar e não encontra, o campo é ruim e duro também", comentou o Terceiro. "No intervalo não fomos para os vestiários, que são pequenos e quentes e não tem quem fique lá dentro".
No segundo tempo, o Fortaleza "morreu" e o Águia tomou conta do jogo.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Mais um bom jogo de Wallyson

Ontem a noite contra o Ceará, o Cruzeiro venceu por 2 a 0 com 2 gols argentinos, Montillo e o camisa 9 (que eu não lembro o nome).
Wallyson entra normalmente aos 25 do segundo tempo. E mais uma vez não fez feio.
No seu estilo "jogada individual pela diagonal da grande área", percebi que ele tentou por 3 vezes isso.
Na primeira, com a bola no pé, tentou cavar um escanteio. Isso não é a dele, e não deu certo.
Na segunda, novamente pela direita, veio bem e cruzou a bola, ainda meio que indeciso, refugou por vezes. O zagueiro dessa vez pôs pra escanteio.
Na terceira jogada do mesmo jeito, ele ainda rouba a bola na defesa, vem com ela e passa para o companheiro. Já na entrada da grande área, Wallyson recebe novamente a bola, e eu falo comigo mesmo:

- Vamu meu filho, faz a jogada que você sabe fazer.

Não deu outra!
Entortou o adversário e cruzou a bola perfeitamente para o argentino colocar pra dentro.
2 a 0 Cruzeiro.
Grande Wallyson!

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

O ônibus do ABC está saindo

Ainda esse ano teremos ônibus do Mais Querido entregue fisicamente.
Como já fizemos a escolha do modelo visual, o site oficial - em breve - deverá postar uma enquete com a escolha para o nome do ônibus.
E o nome é como um batizado, portanto vamos escolher bem a forma como chamaremos o nosso mais novo bem.
Agora é só aguardar.

Convenção: acordo entre as partes interessadas

Essa é a definição de "convenção".
Mas porque convenção?
Convenção foi o termo usado por Virgílio Elisio para colocar o horário do jogo do ABC para as 10 da manhã, como visto do primeiro documento ai à esquerda.

Mas ninguém do ABC foi consultado sobre a alteração.
O presidente Rubens Guilherme já mostrou sua insatisfação com relação ao horário.
No Campeonato Gaúcho, a federação local tentou alterar o horário de alguns jogos para a manhã, mas a justiça não permitiu.
É muito quente!
Começa as 10:00 e termina ao meio-dia de Natal.
E se for para os penalties? Quem vai bater penalty ao meio-dia e meia?
É foda mesmo.

Não é só o jogo do ABC que está para as 10 da manhã. O do Paysandu também, na Curuzu, como também o jogo do Macaé contra o Criciuma.

Virgílio Elísio ainda fala que a mudança de horário foi por causa só e exclusivamente do televisionamento, "com consequente retorno financeiro para os clubes participantes".
Mas...sem consultar os clubes ou federação?
Outra: se vocês notarem na última linha do ofício, a Federação do Rio Grande do Norte foi a última relacionada para enviar o bendito fax de informação.
Não foi ordem alfabética.
Foi ordem de importância.

Será que o presidente da FNF vai encampar essa briga como tá fazendo com relação ao JL de américa e Alecrim?

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Gol do jogo: CRB 1 x 0 ABC



E a nossa zaga ? Isso me preocupa bastante: ver Leonardo simplesmente acompanhando o lance como um espectador privilegiado.
Presidente, precisamos contratar mais um zagueiro para o mata-mata.

domingo, 19 de setembro de 2010

Conheça o estádio do Águia de Marabá

ABC termina em primeiro do grupo

ABC acaba de perder seu jogo contra o CRB.
Começou bem a partida, mas depois dos 15 minutos deixou os donos da casa mandarem em campo.
Jogando com 2 zagueiros (Garça e Leonardo), 2 laterais (Edson e Renatinho Potiguar), 3 volantes (Pio, Everton César, e Claudemir que é TAMBÉM volante), Gabriel como meia, e os 2 atacantes de sempre, o ABC termina o primeiro tempo recuado.
Com 20 minutos do segundo tempo, em Natal, o Salgueiro faz seu primeiro gol. É bom lembrar que depois que perdeu a segunda pro ABC, o Salgueiro vem de 3 vitórias. Com mais essa o Salgueiro termina com 3 vitórias e 2 empates, 11 pontos, segundo do grupo e classificado.
Em seguida o ABC recuado também leva gol, aos 24 minutos do segundo tempo. Leandro Campos tira Gabriel, único meia, e entra com Diego Padilha; ABC agora com 3 zagueiros 3 volantes, 2 laterais e 2 atacantes. É um "seja o que Deus quiser".
Falta energia no Machadão, com 45 do segundo tempo. Desespero do Alecrim tentando se segurar na terceira divisão. Leandro também troca Claudemir por Felipe Moreira. Agora não sei que esquema tático é esse, me desculpem.
No Machadão, na volta da energia, o Alecrim leva seu segundo gol, definindo o jogo e o grupo. É o preço que o Alecrim pagou pelas "amizades encarnadas" esse ano.
Melancia sifu!

ABC volta a jogar contra o Fortaleza pelo Campeonato do Nordeste semana que vem.
O ABC consegue seu resultado de momento, que é a classificação em primeiro. E vamos pra cima do Águia nesse primeiro jogo.
Com o time completo, o ABC vai forte para o mata-mata.

Vamos subir becê!

sábado, 18 de setembro de 2010

Mais 2 heróis nacionais vivos

Parabéns ao meu colega Tiago Sato, companheiro de treino de natação, que hoje (18/09/2010) acabou de atravessar o Canal da Mancha. Foram 33 quilômetros nadando da Inglaterra à França , com temperatura da água à 16 graus. Sato conseguiu a proeza em 9 horas, 50 minutos e 55 segundos. A travessia é considerada o maior desafio da natação mundial.
Marcelo Collet, outro brasileiro, atravessou ontem. Nesse caso um feito impressionante: Marcelo acaba de ser o primeiro nadador paraolimpico do mundo a cruzar o canal, e foi no dia de seu aniversario. Que presente hein Marcelo?
Para quem não sabe, o Canal da Mancha tem aproximadamente 563 km de comprimento e sua parte mais larga é de 240 km. Seu ponto mais estreito (o estreito de Dover) tem apenas 33 km, de Dover até o Cabo Gris Nez. Neste ponto mais estreito do Canal, é comum aventureiros de diversas nacionalidades tentarem fazer a Travessia nadando, inclusive com algumas tentativas resultando em morte, como foi o caso da brasileira Renata Agondi. A profundidade do Canal da Mancha varia de 120m na porção ocidental até 45m na oriental.
Parabéns Sato!
Parabéns Marcelo!

Foto de Tiago Sato começando a travessia
Como dizia no filme: "missão dada é missão cumprida&q... on Twitpic

O bom trabalho da diretoria tem que ser ratificando em campo

Não há como negar que a diretoria do Mais Querido está fazendo um grande trabalho. Ainda mais se voltarmos ao tempo e ver que isso se iniciou apenas agora em janeiro desse ano.
As vitórias administrativas foram muitas, como uma reformulação completa e bem feita do projeto sócio-torcedor, a captação de recursos financeiros vindo de empresas patrocinadoras, e a manutenção de parcerias vitoriosas como a fornecedores de material esportivo ERK, isso tudo claro com a gestão "mista", composta por novos e antigos nomes na direção ABCdista.
No futebol, a conquista do estadual era necessária, como também foi importante a permanência de jogadores do nível de Cascata, João Paulo (a fase de gols deve voltar), e contratações que vieram a tempo, como a de Leandrão e Jackson.
Isso tudo só reforça o quanto são decisivas as 3 partidas que se seguem.
CRB, primeiro, e depois o mata-mata.
Esses 3 jogos são os mais cruciais e importanes do ano.
O primeiro, amanhã, confirmará a posição que o Mais Querido entrará na fase do mata-mata.
O mata-mata decidirá o futuro do ABC no Campeonato Brasileiro 2011.
São 3 jogos para que, em campo, o time e comissão técnica sigam o bom trabalho executado por "seus patrões".
Por isso mesmo é importante reforçar aqui que, diferentemente de um negócio qualquer, cujo resultado visa o lucro e os dividendos que ele proporciona, um clube de futebol possui como meta a conquista de títulos ou acessos à divisões em campeonatos. Faturar e lucrar, pura e simplesmente, não significa quase nada. O que a torcida quer é taça do outro lado do vidro. É claro que um clube financeiramente saudável gera um ambiente favorável para que isso aconteça, e é isso que a diretoria do ABC tem feito.

Veja abaixo a entrevista do presidente Rubens Guilherme e os principais jogadores contratados recentemente. Lembrando que o lateral Osmar não foi contratado, por já ter jogados em 2 clubes e em duas divisões distintas do futebol brasileiro esse ano.



Antonio Afif, em seu livro "A Bola Da Vez", publicado em 2000, apresenta um grande panorama dos elementos envolvidos em todo o processo do mercado do marketing esportivo, com grande foco no futebol brasileiro e do exterior. O autor escreve o seguinte:

"Os clubes, numa ponta, necessitam de títulos para justificar perantes as torcidas essas parcerias (patrocinadores e investimentos por terceiros no clube). Afinal, o torcedor não ganha nada do que está sendo investido no clube, mas não se importa desde que os dirigentes formem grandes esquadrões que lhe dêem muitas alegrias. Na outra ponta está o investidor. Se o dinheiro aplicado não trouxer retorno aos acionistas ou aplicadores, seus administradores terão de arranjar uma boa desculpa para o fracasso. Portanto, as partes devem conhecer muito bem o funcionamento desse negócio chamado futebol. Quanto maior for esse entendimento, menor será a probabilidade de fracasso".

A diretoria do ABC está no caminho certo. O futebol, agora, precisa ratificar.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Supersônicas de sexta-feira

As "rapidinhas" de sexta do Papo Alvinegro, escritas por Gustavo Lucena, dizem tudo!
Então, nada melhor que fazer uma cópia pirata, bem descabida mesmo, aqui no BlogARCosta.

Finalmente, o meia-atacante chegou
Jackson foi anunciado como reforço do ABC para o mata-mata decisivo da Série C.
Acho que, depois deste reforço, Leandro Campos deveria lançar mão de Cascata já para o jogo decisivo em Maceió, pois mesmo correndo o risco do atleta levar o 3o cartão amarelo, ele já terá uma peça de qualidade para repor um eventual desfalque.

Mais reforços
Pio, Osmar e Leandrão também foram reforços pontuais.
A chegada de Pio foi importante porque muito embora estejamos bem servidos de volantes, trata-se de um setor bastante sensível e propenso a levar cartões amarelos. É bom ter jogadores do mesmo nível disputando posições.
Osmar e Leandrão chegam para reforçar setores que estão fragilizados, pois o Lisa não está numa boa fase e o Heraldo até agora tem decepcionado.

Campanha Fora Micarla
Pelo menos dentro da torcida do ABC já existe um movimento crescente de que a dublê de prefeita passe a ser no mínimo "persona non grata" dentro do clube.
Nunca na história do ABC se viu alguém pertencente aos quadros associativos agir tão contra os interesses do Mais Querido: dificultou o repasse das verbas de patrocínio do clube em 2009, está atrapalhando o ABC de assinar um contrato com um banco, vetou uma lei de incentivo ao esporte e ao mesmo tempo é uma mãe para ajudar os rivais.
E Dionísio Outeda noticiou ontem que os torcedores do ABC presentes ao treinamento do time, ao verem a montagem do tapete para a borboleta fazer seu proselitismo demagógico dentro do campo, começaram a vaiá-la intensamente, a ponto do cerimonial ter sido transferido para um setor interno do estádio.
É meus amigos, se depender de parte da torcida (já existe um abaixo-assinado eletrônico), a borboleta nunca mais pisa no Frasqueirão.

Gustavo Lucena

Do BlogARCosta:
O ABC PRECISA vencer o jogo contra o CRB, ou pelo menos empatar (já que o Alecrim em vencendo tem que vencer por 5 para ser o primeiro). Mas quem entra pra empatar perde!
Portanto o Mais Querido tem que vencer o jogo. E justificativas existem mil:
- Ficar em primeiro e decidir em casa;
- Pegar o adversário "teoricamente" mais fraco do grupo A;
- Impor respeito como sendo o primeiro do grupo;
- Manter o ritmo de ser o primeiro em tudo;
- Encher o Frasqueirão no jogo da volta;

E como o próprio Leandro falou que prefere pegar o Águia, então a probabilidade pra isso é muito maior em o ABC sendo o primeiro do grupo. O Águia pode até ser o primeiro do grupo A, mas tem que vencer o Fortaleza e torcer para uma derroda do Paysandu, além de matar uma diferença de 4 gols, igual ao Alecrim.

ps.: e pra terminar a pirataria, a foto é do site oficial do ABC

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Wallyson faz o primeiro gol com a camisa do Cruzeiro

Substituindo Welington Paulista que se machucou, Wallyson fez 1 gol e deu passe para mais um na vitória de hoje contra o Guarani por 2 a 1. Wallysson tem entrado sempre nos jogos, no segundo tempo, e tem jogadosempre bem.
Veja o gol do ABCdista aqui: http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2010/09/em-jogo-confuso-e-de-muitos-gols-cruzeiro-vence-guarani-por-4-2.html

Jogar pra vencer!

Na entrevista que Leandro Campos deu à TV Cabugi ele afirma que o ABC vai buscar a vitória.
É bom mesmo, pois essa fase de mata-mata é cruel.

São duas as vantagens de se classificar em primeiro.
A primeira e obvia é se jogar a segunda partida em casa. Eu - particularmente - vejo isso interessante.
A outra vantagem é jogar contra o adversário "teoricamente" mais fraco. Hoje o Paysandu é o lider do grupo A e o melhor em pontos em toda a série C. Tem jogadores que jogariam em qualquer time da série B e é, à princípio, mais forte que o Águia, o atual segundo colocado.
Mas como futebol é uma caixinha de surpresas foi exatamente o Águia que tirou a invencibilidade do Paysandu, que tem apenas essa derrota para o Águia.
O jogo foi no campo do Águia, aquele que falei no post anterior (vejam ai embaixo). Claro que o Águia conhece o Paysandu e vice-versa, então é jogo difícil e imprevisível pros dois.

Ainda sobre os 2 paraenses
A imprensa paraense torcia e tinha certeza da classificação à segunda fase da série C pelo Paysandu. A possível ida do Águia de Marabá está sendo vista como uma grande novidade até por eles, pois o Fortaleza seria o segundo forte do grupo. Inclusive eles consideram o ABC muito forte. Também pudera, líder dos 2 campeonatos que está participando e atual campeão estadual, não é pra menos.
Em alguns sites paraenses se fala do Águia assim: "e passando do Fortaleza, dá até pra se pensar em passar pelo ABC; quem sabe não temos 2 times locais na série B? Não é impossível", pra ver como o respeito ao ABC é grande.
O treinador do Paysandu - Charles Guerreiro - a exemplo de Leandro Campos, também poupará os 2 principais jogadores pra última partida, que também estão pendurados com 2 cartões: o zagueiro Leandro Camilo e o meio-campo Tiago Potiguar.
Pelo Águia o destaque é o atacante Felipe Mamão, maior artilheiro do time de Marabá em uma temporada; é o João Paulo de lá. Mamão tem várias propostas de clubes de série B, só está esperando o Águia parar de jogar pela série C.

Fortaleza chia por causa do "Velho Zinho"
O pequeno, acanhado e em estilo alçapão Estádio Zinho de Oliveira está dando trabalho ao Fortaleza.
Mas o Águia se respalda no regulamento, que não exige capacidade mínima nas duas primeiras fases da série C. O técnico João Galvão, do Águia, parece sossegado quanto ao desfecho do "chororô" cearense. Segundo o Diário do Pará "O Coronel Nunes (Presidente da FPF) já avisou que não vai ter problema", garantiu. "Eles (Fortaleza) têm que respeitar o regulamento. Não são melhores que Rio Branco, São Raimundo ou Paysandu, que vieram aqui e jogaram", esbravejou o técnico do time de Marabá.
Seguindo o mesmo tom, o preparador físico do time, Roberto Ramalho, também reprovou a atitude dos adversários. "Venham pro alçapão e tentem ganhar na bola. Ganhar no tapetão é subir desonestamente. Jogam em Itapipoca e não querem jogar aqui?", apontou, fazendo referência aos jogos do Fortaleza realizados no acanhado estádio cearense. "Por que o medo? Medo de um time do interior do Pará?", completou Ramalho, ironicamente.
Se o Águia passar pelo Fortaleza (ou mesmo empatar) se classifica, e irá jogar nesse estádio também pela segunda fase da série C.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Nada sobre cartões

Passei duas vezes por todo o regulamento da série C e não encontrei nada sobre zerar cartões quando há a mudança de fase.
O regulamento apenas fala que se houver necessidade a CBF pode lançar mão de normas complementares, mas não encontrei nenhuma norma no site.
Portanto não se zera cartões!
A imprensa natalense tem falado que Leandro pode poupar Cascata e Ricardo Oliveira, que estão pendurados com 2 cartões amarelos cada um, para a partida contra o CRB.
Poupar é interessante sim, mas com substituições à altura. O "novato" Pio pode estrear pelo ABC nessa partida.
E no lugar de Cascata, quem entra? O substituto natural dentro do grupo existente é Gabriel Pimba, onde durante o segundo turno do estadual por várias vezes um substituiu o outro.
Pimba no lugar de Cascata, Pio no lugar de Ricardo. O meio de campo pode ir com Claudemir ou Everton, e o resto é o de sempre.

Vamos acompanhar os treinamentos durante a semana.

O regulamento da série C está no site:

http://www.cbf.com.br/regulamento/regulamento_sc2010.pdf

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

De olho no regulamento: Série C

Com o ABC já classificado, é bom ficar de olho no regulamento, que muda a partir da segunda fase. Vamos ao que eu achei interessante:

Art. 15 – Em caso de empate em pontos ganhos ao final de cada uma das segunda, terceira e quarta fases o desempate para indicar o classificado será efetuado observando-se os critérios abaixo, aplicados a cada fase:

1º) maior saldo de gols;
2º) maior número de gols pró assinalados no campo do adversário;
3º) cobrança de pênaltis, de acordo com os critérios adotados pela International Board.
§ 1º – A disputa de pênaltis, quando aplicável, deverá ser iniciada 10 minutos após o término da partida de volta.
§ 2º – Caso dois clubes de uma mesma cidade joguem as duas partidas no mesmo estádio, o qual será considerado neutro, não será aplicado o item 2º do presente artigo, para efeito de desempate.
§ 3º – O mando de campo do jogo de volta pertencerá na terceira e quarta fases ao clube com maior número de pontos ganhos em todo o campeonato, até a fase em disputa, observados os critérios do Art. 13 para a necessidade de desempate.

Portanto, atentem-se ao que eu coloquei em negrito: na fase de mata-mata, dando empate em pontos (1 vitória pra cada lado) se classifica quem tiver mais saldo de gols NA FASE ESPECÍFICA DO MATA-MATA (primeiro critério de desempate), ou seja, nas duas partidas que os dois times estão jogando.
Dando empate nesse primeiro critério (placar de 1x1 e 2x2, por exemplo) se classifica quem fez os 2 gols fora de casa, isto é, quem fez mais gols no campo adversário. Temos aqui uma semelhança com a Libertadores e Copa do Brasil.
Empate com mesma quantidade de gols, penalidades máximas.
Cruel!
Portanto o regulamento prioriza os gols, principalmente fora de casa, e uma defesa fechadinha em casa, mas sem pensar em não fazer gols. Coisa bem "liberdadores" mesmo.

Art. 22 – As partidas do campeonato somente poderão ser jogadas em estádios que obedeçam à capacidade de público conforme se segue:

a) Para a primeira e segunda fases não há capacidade mínima exigida;
b) Para a terceira e quarta fases (semifinais e finais) os estádios deverão ter capacidade mínima de 10.000 espectadores em lugares sentados e sistema de iluminação adequado para partidas noturnas.

O Águia de Marabá joga no Estádio Municipal Zinho de Oliveira, com capacidade de 4mil. Para essa segunda fase ainda vale! Portanto é bom ficar de olho do nosso adversário. Se for Paysandu ou Fortaleza, o ABC jogará em estádio grande. Se for Águia, será o pequeno e apertado "Velho Zico".

Por último e não menos importante:

Art. 5º – Somente poderão participar do campeonato os atletas que tenham sido
registrados na DRT e cujos nomes constem do BID publicado pela DRT até o último dia útil que anteceder à cada partida.
Parágrafo único – Novos contratos de atletas para utilização no campeonato poderão ser registrados até o último dia útil anterior ao início da segunda fase do campeonato.

O ABC (e todos os outros 7 clubes que passarem de fase) só poderão contratar se os jogadores forem registrado até o último dia útil antes da segunda fase.
Portanto ABC, acelera ai.

Em tempo. O ABC contratou o volante Pio, segundo-volante, que sai bem pro jogo e chuta também bem de fora da área. Bate falta! Ele jogou contra o ABC pelo Nordestão, na partida que o Treze ganhou do Mais Querido em Campina Grande. Deu um sufoco no nosso grupo e marcou bem a saída de Cascata. É uma boa contratação.

domingo, 12 de setembro de 2010

Leandro Campos: análise da análise

Pensaram que eu ia passar batido? Nããã...
Vamos à análise do BlogARCosta sobre as declarações do treinador LC depois da virada sobre o Botafogo-PB.

"Nós temos que ter calma. Hoje eu estava muito tranquilo, porque eu sabia que isso aqui era um exame".
- De novo esse negócio de calma? O sr. falou isso no jogo anterior, e começou a entrevista hoje com a mesma calma. Se o 3-5-2 era um exame então ele foi reprovado, correto? Ao final da partida tivemos o 3-5-2 perdendo por 1 a 0, e o 4-4-2 vencendo por 2 a 0. Entendeu ou quer que eu desenhe?

"Tínhamos que buscar o resultado mas estávamos trabalhando, e foi um jogo dificil com o adversário muito bem postado. Foi um teste muito bom para o ABC".
- Teste, teste, teste. Teste pro nosso coração, isso sim! Mas nisso o Sr. está certo, porque nos alertou sobre o coração na semana passada, lembra? Eu lembro!

"...mas o primeiro tempo no 3-5-2 nós temos que entender que a nossa falha no gol deles nos atrapalhou. Nós queríamos projetar mais os zagueiros, soltar os volantes e os laterais... mas não encaixou".
- Não foi a falha no gol que nos atrapalhou. Foi a nossa trapalhada que acabou falhando e resultando no gol. Agora falando sério, projetar zagueiro e soltar volante? O sr. tá de brincadeira né? Se fecha com 3 zagueiros, 2 volantes e 2 laterais que não subiam, e queria projeção? Faz assim ó, de verdade: 2 zagueiros (Leo e Garça), 2 laterais (Edson e Lisa), 1 volante de marcação (Basílio) e 1 segundo volante (Claudemir, que não é meia em lugar nenhum, no máximo 1/4), 2 meias (Cascata e o Gabriel que o sr. quiser) e os 2 lá na frente. Treina isso essa semana!

"Eu espero que neste domingo o Salgueiro faça a parte dele e que nós possamos ir tranquilos para Maceió na ultima rodada para definir a primeira ou a segunda colocação".
- O sr. espera que o Salgueiro faça o que o ABC não fez contra o Campinense e contra o Alecrim né? Ainda bem que fez! E nada de ir tranquilo pra Maceió. Vamos lá pra vencer e consolidar a primeira colocação do grupo, que é fundamental nessa fase de mata-mata.

"Mesmo com as vaias do torcedor quero continuar acreditando que nossa equipe fez aquilo que eles queriam que foi a vitória".
- Como é que o sr. sabia que a torcida queria a vitória???? rsrs

Leandro, o sr. como treinador é um tremendo comentarista! Como que o sr. sabe tudo isso e não sabe ANTES da partida?
Vou dar uma dicas para a partida contra o CRB, pra não dizer que eu não ajudei hein?
- Cascata vai estar bem marcado! Psssss!!! Fala pra ninguém não! Eu descobri isso com um olheiro que viu o treino do CRB já pro jogo contra o ABC.
- Jogar com 3 zagueiros e 2 volantes é chamar o adversário pro campo de defesa do ABC. Portanto, para manter a chance de vitória, jogue conforme eu sugeri acima. Vai que dá certo!
- Sabe um jogador que jogou com o Sr. 10 dos 11 jogos do segundo turno do estadual? Gabriel Pimba! Só Wellington jogou menos que Pimba, naquele segundo turno onde o ABC fez 33 gols. Ave Maria, bons tempos de gols aqueles...

Alguém lá em cima gosta da gente


Deus é ABCdista!
Pelo menos esse ano ele está torcendo com tudo pelo ABC.
Senão vejamos:

* Essa semana o ABC consegue - sem jogar - a classificação pra fase final do Nordestão 2010.
* Hoje, mais uma vez sem jogar, o ABC consegue a classificação antecipada para a fase de mata-mata da série C, pois o Salgueiro meteu 3 no CRB e o Alecrim perdeu sua invencibilidade.
* Ainda essa semana o treinador LC perde tempo de treinamento com um tal de 3-5-2 (poderia estar aprimorando o 4-4-2 jogado o ano inteiro), perde o primeiro tempo pro fraco Botafogo-PB e em 2 lances de pura técnica ABCdista, vira o jogo. Lembramos que o ABC está praticamente com o mesmo time que jogou o estadual, sem grandes nomes contratados para o Campeonato Brasileiro.

Temos que aproveitar essa onda celestial ludopédica e vencer as 3 partidas que se seguem na Série C.

ABC - mais do que nunca - líder de tudo.

sábado, 11 de setembro de 2010

Liderança de tudo

3-5-2 do ABC um fiasco. 3 zagueiros, 2 volantes, Edson marcado e Delano não subia. Sobrou pra Cascata também sempre marcado. Bola no pé de João Paulo e Éderson? Nem pensar.
E mesmo com tanto jogador de marcação, o ABC ainda leva 1 gol, na falha de marcação dupla, de Ricardo Oliveira (início da jogada do gol) e de Delano (que marcou Rafinha de longe).
No segundo tempo o ABC de sempre, no 4-4-2 com esperança de jogadas individuais de nossos jogadores com qualidade técnica.
E isso aconteceu com Cascata, na sua jogada clássica de linha de fundo. Cascata tabelou com Edson e entra na grande área, deixa 3 zagueiros no chão e marca.
A boa surpresa foi a jogada individual de Gabriel, que resultou no gol de Claudemir, o gol da virada.
O ABC é líder do Nordestão e da série C.
Impressionante campanha, ainda mais com um treinador limitado.

Esse mesmo treinador não vê que Ricardo Oliveira "sobra" em jogo.
Não estou dizendo que sobra porque ele jogou muito. Sobra porque o esquema do ABC não precisa de um segundo volante. Já tinha sido assim no jogo contra o Campinense e foi assim no jogo de hoje. Ricardo não marcou, pois não precisava, e acabou sendo Ricardo o que mais armava no ABC; a bola sempre começava com ele.
Leandro poderia muitíssimo bem recuar Claudemir para fazer a função de segundo volante, e colocar um outro meia habilidoso no lugar de Claudemir. Pode ser Gabriel (como ele gosta) ou Gabriel Pimba (como eu prefiro).
Basílio marcou muito e a zaga, no 4-4-2, se portou bem. A que se considerar o cansaço do time paraibano, que jogou no meio de semana contra o Bahia.
Se esse jogo serviu como base para o próximo da série C, Leandro não entra mais no 3-5-2.

Treinador, leia aqui, e veja a idéia de se jogar com Claudemir de volante e 2 meias.

Sabadão, ABCzão do povão no Frasqueirão

Em busca da liderança.
Hoje às 18:30 o desafio é contra mais um paraibano. Tá na hora de dá um chega pra lá neles.
Leandro Campos convocou 20 jogadores para o jogo contra o Botafogo. São eles:
Goleiros: Welligton e Camilo; Laterais: Lisa e Delano; Zagueiros: Tiago Garça, Leonardo, Diego Padilha, Edson e André Alves; Volantes: Basílio, Ricardo Oliveira, Bileu e Everton Cezar; Meias: Cascata, Claudemir, Gabriel e Gabriel Pimba; Atacantes: João Paulo, Éderson e Felipe Moreira.
É hora de ver em prática o 3-5-2 de Leandro. Vamos pra cima!

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Sexta-feira do ABC

Vamos às curtinhas de sexta-feira!

Antes uma observação: quando um blogueiro escreve "curtinhas" ele tá querendo dizer que tá sem saco pra escrever os parágrafos usuais que sempre escreve no blog.
E a sexta feira é um dia ideal para isso. É o dia da saída usual noturna, almoço com a galera do trabalho, aquela "leseira" semanal, portanto é o dia ideal pra curtinhas!!! Como eu não tenho nada a dever a ninguém, abro logo o jogo.
Agora, vamos às curtinhas!

O "ABC-sem-jogar" começou muito bem
O ABC-sem-jogar é quando o ABC não joga, e vê os outros jogando.
Num vai ser assim no próximo final de semana quando o Salgueiro, Alecrim e todo mundo entra em campo? Pois ontem foi o mesmo! O Botafogo-PB empatou com o Bahia e o ABC se classificou pra final da Copa do Nordeste 2010.
Portanto, o ABC-sem-jogar começou bem, e espero que repita isso também no domingo, na série C, hehe.

3-5-2 mesmo
Leandro Campos repete a formação tática com Edson e Delano, no 3-5-2.
O que eu não consigo entender é essa onda de elogios ao garoto Edson por parte do treinador? Por favor alguem me fale um jogo sequer que Edson entrou e fez feio? Um joguinho!!! Não tem. Edson sempre mandou bem! Ontem no treino ele subiu como ala e fez gol..rsrs. É foda né? E o treinador ainda tem o descabimento de dizer que "vai avaliá-lo contra o Botafogo" para tentar aproveitá-lo no jogo contra o CRB. É de lascar.

Machadão: já vai tarde
Ontem foi o dia de chorareiro por parte da FNF sobre a queda do Machadão. Isso já num foi decidido há mais de 1 ano atrás quando Natal passou a ser sede?
Olha, são um bando de otário todas essas "viúvas do Machadão".
O estádio está indo abaixo para ser construído um novo, zerado, moderno, o estado TODO unido em volta de um sonho de tornar Natal importante quando qualquer outra capital brasileira, e essa galera fica preocupada em saber aonde américa e Alecrim vão jogar? Fodam-se américa e Alecrim. Faz essa tabela, divulga o campeonato e que cada um procure seu barraco. Se não tem, "pede pra sair"!

Agora, política
Vejam a foto abaixo. É da filha de José Serra, ao belo estilo mãe de família, segurando o filho ao colo. É a foto usada pelo jornalista Josias de Souza em sua coluna diária da Folha de SP, quando se refere aos vazamentos fiscais de dados da receita a ela. Gente, claro que ela é mãe, filha do cara, mulher, mas o que Josias podia publicar era as imagens que eu coloco logo abaixo, de formação de firma em Miami, onde aparece o nome dela e a irmã de Daniel Dantas, sobre aquela lavagem de dinheiro que falei em um post essa semana. A empresa chama-se Decidir.com, e também está no wikipedia.
A propósito, esses meus dados "não são sigilosos". São lá de Miami, e da wikipedia, portanto, de domínio público. Não os peguei na Receita Federal, hehe.
Só que a imprensa nacional não divulga. Então o BlogARCosta o faz!



A foto da "filha do Serra" com a criança ao colo, passando imagem de santinha, na verdade, não tem nada disso. Ah...bendita época eleitoral!

Acabou que essa "curtinha" de sexta não teve nada de curtinha!
E tome lingua afiada hoje.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Erro que não pode ser consertado

Lendo os "blogs jornalísticos" por ai, deparo-me com declarações transcritas do treinador Leandro Campos, assumindo que errou sob o comando do ABC.
Mas errou em quê? Ele sabe exatamente no que errou?
Eu desconfio E MUITO que ele nem sabe onde errou nem como consertar.
E ai o erro dobra, se complica!

Vejamos sua declaração na antiga Rádio Cabugi: "Agora é ter paciência e aproveitar para trabalhar estes 15 dias para acertarmos o que está errado. Eu cometi alguns erros e assumo".

Não falou que erros cometeu.
Já cheira mal isso, e como cheira.

Por isso o BlogARCosta vem e arregaça os erros cometidos por Leandro, que são vários, mas vou citar apenas 3 aqui:

ERRO 1 - Não escala quem deva ser escalado, quem são os melhores no elenco para cada posição.
Esse é fácil de ser consertado. Eu ajudo:
- Edson na lateral
- Pimba no meio, junto a Cascata. Juliano e Claudemir estão mal/bichados, sobrou pro Pimba, então bota o cara.
- Reintegra Kaká, que é um meia-atacante e tanto. Ah, ele é marrento, brigão, fanfarrão. Não sei. Só sei que o tal Felipe que está sendo vendido pro Chelsea é tão ou mais marrento que Kaká e é o queridinho da galera. Então não existe desculpa pra Kaká não está no elenco. Olha... esse cara faz falta.

ERRO 2 - Ensaiar jogadas. Outro fácil, ainda mais porque tem-se 15 dias (12 agora) para treinar. Jogadas de escanteio, jogadas com falta, batidas de lateral. Não falta idéias para se treinar, e é pra ontem isso.

ERRO 3 - Perceber a partida rolando, e ver onde o ABC precisa melhorar em ataque, em defesa, perceber onde tem "avenida", e onde algum jogador do ABC pode explorar mais o adversário. Perceber o momento certo de se colocar 3 atacantes, ou mudar o esquema durante a partida de um 4-4-2, prum 4-3-3 ou mesmo um 3-5-2. Isso dai é pra treinador de verdade. Pra mim esse erro é difícil de ser corrigido.
Pula essa Leandro!

Treino de hoje, quarta 8/setembro
Lá vem Leandro Campos errando novamente!
Depois de 6 meses jogando no 4-4-2, ele, de uma hora pra outra, muda pro 3-5-2. Em 12 dias se acerta isso? Mudar de esquema, pra mim, teria que ser uma variação DENTRO do jogo, para algum momento mais específico da partida.
E qual escalação ele fez para esse esquema: Wellington, Tiago Garça, Leonardo e Diego Padilha; Edson, Basílio, Ricardo Oliveira, Cascata e Delano; João Paulo e Ederson.

Lá vamos nós citar mais erros, agora erros novos:

- Padilha, de novo? Que encasquetamento o senhor tem com esse cara? Tá bom, a gente já sabe que foi indicação sua. Pronto! Tá resolvido. Mas escalar a todo custo não dá.

- 3 zagueiros e 2 volantes? Um 3-5-2 pra jogar pra cima é com 2 meias. Se no 4-4-2 o senhor viu que Cascata sozinho não faz verão, e tentou Gabriel, Everton e Claudemir e não funcionou, e agora Cascata sem ninguém, vai funcionar?

- De novo Cascata isolado. Ou melhor, ele vai tabelar com Ricardo Oliveira? Até que Ricardo se esforçou no jogo passado, mas não passa de esforço, seu jogo não é ao lado de Cascata. Furada total!

- 3 zagueiros, 2 volantes e ainda 1 ala com cacuete de zagueiro (Edson). É o menor dos erros, mas ainda é zagueiro, o senhor sabe. O erro que me refiro é uma adaptação de menos de 2 semanas para 1 zagueiro jogar como ala, e 1 lateral mudar pra ala. Não é fácil. O jogo do ABC é decisivo, e não é brinquedo. Se o senhor está perdido, então entregue logo os pontos, porque ficar de sacanagem não dá.

Nós ABCdistas temos que torcer fervorosamente para a qualidade técnica de nossos jogadores durante a partida.
Torcer pra João Paulo fazer aqueles 2 gols por partida que ele fazia.
Torcer pra Cascata jogar como um verdadeiro camisa 10.
Torcer pra Edson meter aqueles canudos da lateral.
Torcer pra Ederson voltar a fazer tabelinhas com João Paulo.
Torcer pra defesa se fechar com os volantes e não passar nada.

Esse é o ABC que precisamos para o próximo jogo e, se Deus quiser, para os 2 seguintes.
Porque, esperar que erros de Leandro sejam corrigidos, tô fora!

terça-feira, 7 de setembro de 2010

O que está por trás das quebras de sigilo?

O BlogARCosta vem de novo com política.
E pra quem acompanha o cenário nacional percebe o momento de explosão na mídia - notadamente a imprensa paulista - com relação a quebras de sigilos de personalidades políticas.
Antes de tudo eu quero deixar claro, pra mim, qualquer pessoa ligada diretamente ou indiretamente à política deveria ter sua vida fiscal e bancária escancarada, sem sigilo algum, e partindo da própria pessoa.
Pra que se entra na política? Pra ajudar ao povo, ao coletivo, ou a si próprio? Esse é o ponto!
É nisso, eleitor, que você tem que ter a mente focada para escolher corretamente seu voto.

Voltando ao assunto do post, vou publicar aqui um trecho do livro do jornalista Amaury Ribeiro Jr.: Os porões da privataria.
O livro do jornalista está ainda bem acobertado por outros grandes grandes - e idôneos - jornalistas Luiz Carlos Azenha e Paulo Henrique Amorim.
O BlogARCosta não publica informações sem fundamento nem spam, portanto caro colega, leia com atenção.

Os porões da privataria
livro de Amaury Ribeiro Jr.


Introdução (reproduzido do Conversa Afiada, do Paulo Henrique Amorim)

Quem recebeu e quem pagou propina. Quem enriqueceu na função pública. Quem usou o poder para jogar dinheiro público na ciranda da privataria. Quem obteve perdões escandalosos de bancos públicos. Quem assistiu os parentes movimentarem milhões em paraísos fiscais. Um livro do jornalista Amaury Ribeiro Jr., que trabalhou nas mais importantes redações do País, tornando-se um especialista na investigação de crimes de lavagem do dinheiro, vai descrever os porões da privatização da era FHC. Seus personagens pensaram ou pilotaram o processo de venda das empresas estatais. Ou se aproveitaram do processo. Ribeiro Jr. promete mostrar, além disso, como ter parentes ou amigos no alto tucanato ajudou a construir fortunas. Entre as figuras de destaque da narrativa estão o ex-tesoureiro de campanhas de José Serra e Fernando Henrique Cardoso, Ricardo Sérgio de Oliveira, o próprio Serra e três de seus parentes: a filha Verônica Serra, o genro Alexandre Bourgeois e o primo Gregório Marin Preciado. Todos eles, afirma, têm o que explicar ao Brasil.

Ribeiro Jr. vai detalhar, por exemplo, as ligações perigosas de José Serra com seu clã. A começar por seu primo Gregório Marin Preciado, casado com a prima do ex-governador Vicência Talan Marin. Além de primos, os dois foram sócios. O “Espanhol”, como Marin é conhecido, precisa explicar onde obteve US$3,2 milhões para depositar em contas de uma empresa vinculada a Ricardo Sérgio de Oliveira, homem-forte do Banco do Brasil durante as privatizações dos anos de 1990. E continuará relatando como funcionam as empresas offshores semeadas em paraísos fiscais do Caribe pela filha – e sócia — do ex-governador, Verônica Serra, e por seu genro, Alexandre Bourgeois. Como os dois tiram vantagem das suas operações, como seu dinheiro ingressa no Brasil…

Atrás da máxima “siga o dinheiro!”, Ribeiro Jr perseguiu o caminho de ida e volta dos valores movimentados por políticos e empresários entre o Brasil e os paraísos fiscais do Caribe, mais especificamente as Ilhas Virgens Britânicas, descoberta por Cristóvão Colombo em 1493 e por muitos brasileiros espertos depois disso. Nestas ilhas, uma empresa equivale a uma caixa postal, as contas bancárias ocultam o nome do titular e a população de pessoas jurídicas é maior do que a de pessoas de carne e osso. Não é por acaso que todo dinheiro de origem suspeita busca refúgio nos paraísos fiscais, onde também são purificados os recursos do narcotráfico, do contrabando, do tráfico de mulheres, do terrorismo e da corrupção.

A trajetória do empresário Gregório Marin Preciado, ex-sócio, doador de campanha e primo do candidato do PSDB à Presidência da República, mescla uma atuação no Brasil e no exterior. Ex-integrante do conselho de administração do Banco do Estado de São Paulo (Banespa), então o banco público paulista, nomeado quando Serra era secretário de Planejamento do governo estadual, Preciado obteve uma redução de sua dívida no Banco do Brasil de R$448 milhões(1) para irrisórios R$4,1 milhões. Na época, Ricardo Sérgio de Oliveira era diretor da área internacional do BB e o todo-poderoso articulador das privatizações sob FHC. (Ricardo Sérgio é aquele do “estamos no limite da irresponsabilidade. Se der m…”, o momento Péricles de Atenas do Governo do Farol – PHA)

Ricardo Sérgio também ajudaria o primo de Serra, representante da Iberdrola, da Espanha, a montar o consórcio Guaraniana. Sob influência do ex-tesoureiro de Serra e de FHC, mesmo sendo Preciado devedor milionário e relapso do BB, o banco também se juntaria ao Guaraniana para disputar e ganhar o leilão de três estatais do setor elétrico (2).

O que é mais inexplicável, segundo o autor, é que o primo de Serra, imerso em dívidas, tenha depositado US$3,2 milhões no exterior por meio da chamada conta Beacon Hill, no banco JP Morgan Chase, em Nova Iorque. É o que revelam documentos inéditos obtidos dos registros da própria Beacon Hill em poder de Ribeiro Jr. E mais importante ainda é que a bolada tenha beneficiado a Franton Interprises. Coincidentemente, a mesma empresa que recebeu depósitos do ex-tesoureiro de Serra e de FHC, Ricardo Sérgio de Oliveira, de seu sócio Ronaldo de Souza e da empresa de ambos, a Consultatun. A Franton, segundo Ribeiro, pertence a Ricardo Sérgio.

A documentação da Beacon Hill levantada pelo repórter investigativo radiografa uma notável movimentação bancária nos Estados Unidos realizada pelo primo supostamente arruinado do ex-governador. Os comprovantes detalham que a dinheirama depositada pelo parente do candidato tucano à Presidência na Franton oscila de US$17 mil (3 de outubro de 2001) até US$375 mil (10 de outubro de 2002). Os lançamentos presentes na base de dados da Beacon Hill se referem a três anos. E indicam que Preciado lidou com enormes somas em dois anos eleitorais – 1998 e 2002 – e em outro pré-eleitoral – 2001. Seu período mais prolífico foi 2002, quando o primo disputou a Presidência contra Lula. A soma depositada bateu em US$1,5 milhão.

O maior depósito do endividado primo de Serra na Beacon Hill, porém, ocorreu em 25 de setembro de 2001. Foi quando destinou à offshore Rigler o montante de US$404 mil. A Rigler, aberta no Uruguai, outro paraíso fiscal, pertenceria ao doleiro carioca Dario Messer, figurinha fácil desse universo de transações subterrâneas. Na operação Sexta-Feira 13, da Polícia Federal, desfechada no ano passado, o Ministério Público Federal apontou Messer como um dos autores do ilusionismo financeiro que movimentou, por intermédio de contas no exterior, US$20 milhões derivados de fraudes praticadas por três empresários em licitações do Ministério da Saúde.

O esquema Beacon Hill enredou vários famosos, dentre eles o banqueiro Daniel Dantas. Investigada no Brasil e nos Estados Unidos, a Beacon Hill foi condenada pela justiça norte-americana, em 2004, por operar contra a lei.

Percorrendo os caminhos e descaminhos dos milhões extraídos do País para passear nos paraísos fiscais, Ribeiro Jr. constatou a prodigalidade com que o círculo mais íntimo dos cardeais tucanos abre empresas nestes édens financeiros sob as palmeiras e o sol do Caribe. Foi assim com Verônica Serra. Sócia do pai na ACP Análise da Conjuntura, firma que funcionava em São Paulo em imóvel de Gregório Preciado, Verônica começou instalando, na Flórida, a empresa Decidir.com.br, em sociedade com Verônica Dantas, irmã e sócia do banqueiro Daniel Dantas, que arrematou várias empresas nos leilões de privatização realizados na era FHC.

Financiada pelo Banco Opportunity, de Dantas, a empresa possui capital de US$5 milhões. Logo se transfere com o nome Decidir International Limited para o escritório do Ctco Building, em Road Town, ilha de Tortola, nas Ilhas Virgens Britânicas. A Decidir do Caribe consegue trazer todo o ervanário para o Brasil ao comprar R$10 milhões em ações da Decidir do Brasil.com.br, que funciona no escritório da própria Verônica Serra, vice-presidente da empresa. Como se percebe, todas as empresas têm o mesmo nome. É o que Ribeiro Jr. apelida de “empresas-camaleão”. No jogo de gato e rato com quem estiver interessado em saber, de fato, o que as empresas representam e praticam é preciso apagar as pegadas. É uma das dissimulações mais corriqueiras detectada na investigação.

Não é outro o estratagema seguido pelo marido de Verônica, o empresário Alexandre Bourgeois. O genro de Serra abre a Iconexa Inc no mesmo escritório do Ctco Building, nas Ilhas Virgens Britânicas, que interna dinheiro no Brasil ao investir R$7,5 milhões em ações da Superbird.com.br que depois muda de nome para Iconexa S.A. Cria também a Vex capital no Ctco Building, enquanto Verônica passa a movimentar a Oltec Management no mesmo paraíso fiscal. “São empresas-ônibus”, na expressão de Ribeiro Jr., ou seja, levam dinheiro de um lado para o outro.

De modo geral, as offshores cumprem o papel de justificar perante ao Banco Central e à Receita Federal a entrada de capital estrangeiro por meio da aquisição de cotas de outras empresas, geralmente de capital fechado, abertas no País. Muitas vezes, as offshores compram ações de empresas brasileiras em operações casadas na Bolsa de Valores. São frequentemente operações simuladas tendo como finalidade única internar dinheiro nas quais os procuradores dessas offshores acabam comprando ações de suas próprias empresas… Em outras ocasiões, a entrada de capital acontecia pelos sucessivos aumentos de capital da empresa brasileira pela sócia cotista no Caribe, maneira de obter do BC a autorização de aporte do capital no Brasil. Um emprego alternativo das offshores é usá-las para adquirir imóveis no País.

Depois de manusear centenas de documentos, Ribeiro Jr. observa que Ricardo Sérgio, o pivô das privatizações – que articulou os consórcios usando o dinheiro do BB e do fundo de previdência dos funcionários do banco, a Previ, “no limite da irresponsabilidade”, conforme foi gravado no famoso “Grampo do BNDES” –, foi o pioneiro nas aventuras caribenhas entre o alto tucanato. Abriu a trilha rumo às offshores e às contas sigilosas da América Central ainda nos anos de 1980. Fundou a offshore Andover, que depositaria dinheiro na Westchester, em São Paulo, que também lhe pertenceria…

Ribeiro Jr. promete outras revelações. Uma delas diz respeito a um dos maiores empresários brasileiros, suspeito de pagar propina durante o leilão das estatais, o que sempre desmentiu. Agora, porém, existe evidência, também obtida na conta Beacon Hill, do pagamento da US$410 mil por parte da empresa offshore Infinity Trading, pertencente ao empresário, à Franton Interprises, ligada a Ricardo Sérgio.

(1) A dívida de Preciado com o Banco do Brasil foi estimada em US$140 milhões, segundo declarou o próprio devedor. Esta quantia foi convertida em reais tendo-se como base a cotação cambial do período de aproximadamente R$3,2 por um dólar.

(2) As empresas arrematadas foram a Coelba, da Bahia, a Cosern, do Rio Grande do Norte, e a Celpe, de Pernambuco.


Fontes:
http://www.conversaafiada.com.br/pig/2010/06/04/livro-desnuda-a-relacao-de-serra-com-dantas-e-por-isso-que-serra-se-aloprou/

http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/os-poroes-da-privataria.html

Privataria é um termo que mescla as palavras privatização e pirataria e foi utilizado para descrever o processo de privatizações de empresas estatais iniciado pelo governo do presidente brasileiro Fernando Henrique Cardoso (1995–2002).

O momento do ABC é agora!

Comenta-se que a diretoria do Mais Querido está reunida para decidir se o treinador fica ou não.
É o momento certo? Definitivamente, não. O momento certo era lá atrás, já passou faz tempo.
Aliás, no futebol, esse ano, o ABC se perdeu varias vezes em "momentos".
Flávio Anselmo já era diretor quando, no início do ano, se reunia com Didi Duarte a procura de nomes para a temporada. Pimba e Éderson foram chamados, Cascata ventilado, mas só chegaram no segundo turno.
Tivemos que jogar com Yamada, David, Bileu (esse mesmo Bileu idolatrado pelo diretor), Jaime, Nino e Carlinhos, dentre outros. Deu no que deu. ABC nāo ganha nada no primeiro turno do fraco estadual, e Didi Duarte é sacrificado.
Mas os seus reforços chegam, juntamente com uma dupla de treinadores craques em rebaixamento: Leandro Campos e Ricardo Moraes.
Pra mim o momento era nessa hora. Se o ABC almejava subir à serie B, esses 2 não eram os melhores para isso.
Mesmo assim os bons jogadores tecnicos contratados deram conta do recado no - novamente - fraco estadual.
Começou o campeonato do Nordeste e o treinador - acertadamente - jogou sempre com os jogadores titulares. E somos vice-líderes, com uma certa folga.
Já na séria C, o mais importante torneio do ano, o ABC só conseguiu vencer o inexpressivo Salgueiro e o CRB na estréia. Contra o Alecrim, empates fraquíssimos. Contra o Campinense nem isso.
O técnico é fraco e eu não mais discutirei isso aqui.
Mas o que me chamou bem atenção foi o fato dele "ouvir", ou se deixar levar, por certos segmentos da imprensa, notadamente anti-ABCdista. Zulu vinha bem, fazendo gols, mas preferiu "poupar" perante a Frasqueira. Eraldo foi contratado como o homem-gol do rival natalense, e essa imprensa foi quem o colocou em campo. A mesma coisa com Éverton César (que não é um mal jogador, mas que tem que disputar posição de volante e não na meia), onde essa mesma imprensa crucificava o técnico quando ele não estava em campo.
Pra mim Leandro degringolou ai. O ABC vinha bem até ele fazer experiências vermelhas em campo.
O que houve no último jogo eu não sei. Ninguém jogou bola.
Mas o ABC pode até se classificar já na próxima rodada, sem nem entrar em campo.

Com Leandro ou não o que temos que entender é o seguinte: esses 3 próximos jogos do ABC na série C são os mais importantes do ano! TODOS tem que dar o melhor de si, e só nesses jogos.
Pra mim, os caras se classificando pra segundona, já depois desses 3 jogos eu daria férias - COM LOUVOR - pra todo mundo, pois o objetivo já tinha sido alcançado, e o ABC terminaria a série C com o sub-20, com o futebol feminino, ou mesmo com as ABCdetes.

O que importa são somente os 3 jogos seguintes!

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Leandro Campos: análise da análise

"Queríamos ter definido a classificação hoje e é muito dificil para o técnico explicar essa situação."
- Queria nada! Nem o ABC nem o Campinense deram chutes a gol. Pode ser difícil explicar, mas é fácil responder: não existe tática no ABC, a não ser a tática "se vira Cascata, é com você".

"Com a saida do Basílio lesionado, o Lisa sentiu a lesão e tivemos que improvisar com o Felipe Moreira. Eu estava na dúvida de colocar ou não o Edson, e eu estava providenciando a entrada do Eraldo para a equipe criar mais força mas infelizmente tivemos que matar a ultima alteração."
- Mentira! Quem não ouviu na íntegra a entrevista eu vou falar aqui: Leandro disse que treinou com Edson no último coletivo para "dar uma sacudida" em Lisa, que estava se sentindo convencido com a escalação. Em momento algum ele cogitou a entrada de Edson de forma oficial. Ele errou em fazer isso. Enganou a mim, a frasqueira e o próprio Edson, dando a entender a sua entrada no jogo. Tanto que colocou Felipe Moreira como ala/lateral; Felipe não entrou como atacante.

"A primeira etapa foi razoável, na segunda o Campinense só procurou se defender e eles já vinham determinados a jogar em cima do nosso erro. Hoje nos faltou competência para buscar alternativas e furar o bloqueio do adversário."
- Que primeira etapa razoável coisa nenhuma! Se eles vieram pra se defender, o senhor também veio, pois continuou com 2 zagueiros, 2 laterais e 2 volantes o tempo inteiro ontem. Porque não entrou com Gabriel (o único do banco) logo no lugar de Basílio? Ou Eraldo no lugar de Claudemir? Nem vou falar de Edson, porque esse jogou pedra na cruz.

"Eu mesmo cometi alguns erros na estruturação da equipe e assumo a responsabilidade pelo empate que teve um sabor de derrota...temos que reconhecer que ainda temos uma estabilidade para buscar o nosso objetivo de buscar uma vaga no mata-mata mas não tem nada perdido."
- Meu amigo, só falta 1 jogo, e é na casa do adversário. Concordo que nada está perdido, mas que tá feio tá, e como tá. Não por causa do elenco do Mais Querido, que tem condições total de reverter lá em Maceió, mas por causa do fraco desempenho tático da equipe.

"Eu sei que a crítica virá...agora é ter paciência e trabalhar estes 15 dias para acertarmos o que está errado.".
Será que o senhor consegue acertar? Cadê o diretor de futebol profissional do ABC, o Sr. Ricardo Moraes? Se bem que esse último ai, eu andei pesquisando na internet, compete pau-a-pau com Leandro no critério "técnico-rebaixamento" (ver http://www.futebolinterior.com.br/news.php?id_news=81010). Brincadeira hein diretoria? Sinceramente...vamos torcer pro Salgueiro, e seja o que Deus quiser.

"Prerarem os corações, quem não for bom de coração e também quem for bom".
- É brincadeira um treinador profissional falar isso! Como diz uma amiga minha, é melhor ouvir isso do que ser surdo.

domingo, 5 de setembro de 2010

ABC parado no tempo

"Indubitavelmente o ABC é Cascata-dependente.
A despeito de todos que comentam nesse blog sobre esquemas táticos certos ou errados, 4-4-2, 3-5-2, chegada do novo treinador, o Mais Querido joga em cima do talento de Cascata. E só!
Se ele ta bem, ganhamos. Se tá mal, empatamos. Pelo menos não perdemos!
Obviamente torço para isso mudar, não entendam errado. Quero o ABC bom na defesa, meio e ataque.
"

Isso eu escrevi em 7 de abril desse ano, ainda no estadual, e não é um comentário sobre o jogo de hoje, no empate sem gols contra o Campinense.
O link para esse post é: http://blogarcosta.blogspot.com/2010/04/cascata-dependente.html

"O Mais Querido continua sem evolução na parte tática, e dependente da qualidade técnica dos contratados. Se o adversário for inteligente e marcar quem deva ser marcado, o time cai em qualidade."

Isso eu escrevi em 24 de março desse ano, ainda no estadual, e não é um comentário sobre o jogo de hoje, no empate em gols contra o Campinense.
O link para esse post é: http://blogarcosta.blogspot.com/2010/03/fez-mas-levou.html

"Quem esperava um chocolate nesse domingo , nem uma balinha, nem um confeito rolou essa tarde/noite. Um primeiro tempo ruim, um segundo ainda pior.
Dificil até de entender o pobre esquema tático do Mais Querido em campo. Essa partida era pra ser vista pelos que acham que Leandro Campos mudou alguma coisa no ABC.
"

Isso eu escrevi em 4 de abril desse ano, ainda no estadual, e não é um comentário sobre o jogo de hoje, no empate em gols contra o Campinense.
O link para esse post é: http://blogarcosta.blogspot.com/2010/04/nem-uma-balinha.html

Em preferi pegar posts bem antigos, sobre como o ABC jogava ainda no estadual, para poder reforçar minha tese de que Leandro Campos em nada ajuda na escalada do ABC de volta a segundona. Desde abril, março o ABC é o mesmo, sem variação, sem jogadas ensaiadas, sem pespectivas táticas ofensivas.
Hoje ele teve a chance de entrar com Edson na lateral, mas me enganou. Lisa entrou sem estar em 100% de condições e saiu pior do que entrou. Renatinho não subiu, esperando o lateral deles que nunca veio, Cascata marcado, Claudemir fora de ritmo, atacantes parados, e Leandro apenas preocupado em quem substituiria Basílio.
Na verdade o ABC ficou completamente envolvido pela marcação do time campineiro e o treinador não soube o que fazer, o que pra mim já é natural.
Eu torço apenas para que os jogadores em campo consigam mostrar suas capacidades técnicas ao máximo, e hoje não foi o dia.

Eu quero o ABC na série B 2010, e tenho 100% de convicção de que a diretoria ABCdista também quer. Mas ela preferiu contratar profissionais qualificados no marketing, na administração do clube, preferiu diretores competentes em departamentos como a comunicação, jurídico ou financeiro, deixando a "cabeça" do futebol assim, do jeito que todos estão vendo.

Tudo ainda depende só do Mais Querido, mas agora temos que torçer na rodada do fim de semana seguinte pelos ques estão embaixo, para uma tranquilidade maior daqui a 15 dias.

Como o próprio Leandro Campos falou em entrevista coletiva "preparem os corações" para o final da primeira fase da série C. Essa é só uma das pérolas do nosso treinador para o post Análise da análise. Aguardem!

Matemática volta a campo

Pos. Clube PG JG VI EM DE GP GC SG
1 ABC-RN 12 7 3 3 1 11 5 6
2 Alecrim-RN 10 6 2 4 0 8 6 2
3 CRB-AL 8 6 2 2 2 7 8 -1
4 Campinense-PB 7 7 2 1 4 5 6 -1
5 Salgueiro-PE 5 6 1 2 3 6 12 -6

9ª RODADA
12/09 – 16h00 Salgueiro-PE x CRB-AL
12/09 – 16h00 Campinense-PB x Alecrim-RN

O CRB perdendo esse jogo só chegaria a um máximo de 11 pontos, e não alcançaria o ABC. Com um empate o CRB precisaria vencer o ABC na última rodada por 4 gols de diferença pra entrar na nossa vaga.

O empate deixa o Alecrim com 11 pontos, podendo nos passar no jogo contra o Salgueiro (última rodada, no Machadão). Vitória do Campinense e ambos ficam com 10 pontos. o Alecrim ainda teria 1 jogo e poderia chegar aos 13 pontos.

10ª RODADA
19/09 – 15h00 CRB-AL x ABC-RN
19/09 – 15h00 Alecrim-RN x Salgueiro-PE

sábado, 4 de setembro de 2010

Quem disse que são 3 zagueiros?

Leandro Campos pode ser retranqueiro mas é esperto. Esperto não só porque está sempre lendo esse blog (hehehe), mas também porque sabe que o ABC precisa - e só precisa - vencer o jogo de amanhã.
Aliás, não é só ele dentre os funcionários do clube que assiduamente lêem o BlogARCosta. Sobre isso eu vou postar mais tarde...aguardem!!!
Voltando ao assunto desse post, Edson treinou o coletivo entre os titulares.
E isso - no entender do BlogARCosta - é muito bom! Edson sempre entrou bem nos jogos, e mesmo entrando pouco fez 6 gols. Edson, juntamente com Claudemir (ou Pimba...) mais Éderson são as figurinhas mais pedidas por aqui.
E quem disse que com Edson o ABC joga com 3 zagueiros? 3-5-2? No máximo será uma variação DENTRO do jogo, mas é uma coisa que Leandro não fez até agora.
O ABC pode até alternar "defendendo" com Basílio a frente da zaga, mas Edson também deve voltar. Duvido que ele não cuide de seu setor. É mais uma chance dele se firmar, e ele não vai dar bobeira.
Por isso acho que o ABC entra no velho e bom 4-4-2, apenas com Edson substituíndo Lisa. Quando Edson subir, Basílio e Claudemir preenchem o espaço deixado. Simples assim. Complicar agora mudando o esquema em uma partida decisiva não dá.

O ABC entra com sua melhor formação técnica, e tem tudo para fazer um grande jogo.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

ABC vem com tudo

Com Éderson de volta e Claudemir no meio, o ABC volta a ter o ataque do estadual:
- Claudemir, Cascata, Éderson e João Paulo.
Na grande maioria das vezes isso funcionou, e deve dar alegria ao Frasqueirão lotado nesse domingo.
Lisa recuperado deve entrar pro jogo.
O Mais Querido deve ir então com Wellington; Lisa, Tiago Garça, Leonardo e Renatinho Carioca; Basílio, Ricardo Oliveira, Claudemir e Cascata; João Paulo e Éderson.
Não sei se Éderson, Claudemir e Lisa aguentam o jogo todo. Mas tem que dar o máximo desde o início do primeiro minuto.
Ricardo Oliveira falou assim sobre o confronto de domingo à Tribuna do Norte: "Como todos os jogos que tivemos, e que vamos ter, será uma partida complicada e decisiva. Já conhecemos a equipe deles, que nos venceu jogando em Campina Grande, e estamos cientes do que precisamos fazer e da importância do confronto. Sabemos que uma vitória praticamente nos dará a classificação e vamos brigar muito por isso".
O apoio da torcida é fundamental nesse jogo, e os guerreiros já prepararam uma convocação geral que eu publico abaixo:



Felipe Bezerra no Chelsea
Grande notícia que está sendo veiculada pela imprensa natalense. Se se concretizar, será talvez a maior venda potiguar existente. E, claro, do ABC, pois o jogador é 100% Mais Querido.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Descobri o problema do ABC

Eureka!!! (não é propaganda paga, mas qualquer dindin será bem vindo..rsrs)

Enfim, descobri o problema do ABC!

O ABC tem técnico.
Sempre em seus treinamentos o técnico Leandro Campos faz treinos de finalização, jogada à gol vindo das laterais, do meio, de tudo quanto é jeito, cabeceio, o escambáu...
Treinamento técnico sempre tem.
Por isso ele é técnico.

O que o ABC não tem é um tático!
Precisamos de um tático, urgentemente.

Se o técnico está ai e faz a parte técnica então:

- Diretoria, abre o olho, contrata um tático!