sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Não dá pra errar mais

Uma sucessão de erros - principalmente ligados à escalação dos jogadores titulares - levaram o ABC novamente à zona de rebaixamento, mesmo com a ajuda de adversários diretos.
A sequência de erros cometidos fora de casa: as derrotas pra Vila Nova e Ipatinga, adversários extremamente fracos, e as escalações erradas do treinador, contrastam com as boas atuações do atacante Ricardinho, do goleiro Tiago Cardoso e do artilheiro Junior Negão, que ora está no banco e ora está escalado em um 3-6-1, isolado em campo. Contrasta tmb com a postura e com a garra que o time entra em campo.
No jogo de hoje contra o Ceará eu falava pra amigos que Leonardo não deveria voltar essa noite. Ele é habilidoso, mas é lento, era talvez nosso melhor zagueiro, mas isso foi antes de machucar e está apenas voltando agora. Um jogador da defesa, sem ritmo de jogo, entrar contra um time rápido com o é o Ceará, é dose pra leão.
A mesma coisa serve pra Ivan. Ivan e Bosco (não vi Gedeon em campo, estava trabalhando e só cheguei no segundo tempo). Eles não entraram nesse campeonato de 2009. Flávio, esqueça os dois pelamordeDeus! Aquela bola de Ivan atropelou Junior Negão foi imoral!
Não condeno a escalação tática dos 3 zagueiros, pq os alas subiram, Sandro e João Paulo, e tínhamos apenas um volante em campo. Condeno a escalação de Leonardo. Em um 3-5-2 típico, que foi o caso de hj, os 3 zagueiros tem que estar em 100% de suas capacidades.
Por outro lado, mesmo com as entradas erradas, não podemos só dizer que o ABC perdeu o jogo; o Ceará também ganhou, e mostrou ser - pra mim - o melhor time que jogou no Frasqueirão.
Os erros do ABC foram nos 2 gols tomados, e nos gols não produzidos. O primeiro, um erro de Leonardo, que não deu a corbertura devida à tentativa de antecipação de Gaúcho. No segundo, Gaúcho e Leonardo não marcaram junto, na pressão, os 2 atacantes que receberiam o cruzamento, e Geraldo acabou chutando com muita facilidade.
São 9 jogos agora, e o próximo contra o São Caetano.
O ABC tem que entrar com o time que sempre entra, sem Ricardinho claro, mas sem muitas invenções. Um 3-5-2 básico com Sandro e João Paulo em campo é fundamental.
Não dá pra errar mais.

9 comentários:

Anônimo disse...

Quer dizer então que estamos na zona da degola desde o início do campeonato e jogando no 3-5-2, e esse esquema dever ser mantido, né?
É isso mesmo que estás afirmando?
Eu pensei que já estava claro pra todo mundo que com esse esquema estamos indo direto para a degola, pelo menos todos os resultados e números mostram isso.
Mas você defende a manutenção dele, mesmo sem os jogadores adequados para fazê-lo funcionar e estando o ABC na situação em que se encontra, né?
Como dizia o macaco naquele programa humorístico de televisão: eu só queria ENTENDER!

Alexandre Costa disse...

Não se pode comparar o início do campeonato com agora. São times completamente diferentes, em postura, tática e até em jogadores. Para se ter idéia Flávio Lopes assumiu o Mais Querido exatamente nesse momento, antes da partida contra o São Caetano. Na verdade, contra o time paulista ele ficou nos camarotes e Wassil comandou.
Flávio Lopes tem méritos em melhorar o ABC, mas também tem defeitos. Inventar escalações é o erro. Ricardinho estava no banco no 3-6-1 armado por ele contra o Vila Nova. Se for contra 90min por gol, Junior Negão tem mais de um gol por partida inteira realizada, mas ele insiste em não escalar em todos os jogos.
O 3-5-2 exige uma zaga perfeita, foi o que falei, para poder liberar os alas pra subirem. O erro é insistir em Bosco, que não joga, em Gedeon, que não arma, e também na zaga errada.
O 3-5-2 ganhou as partidas contra Portuguesa, Ponte Preta, Juventude e América, e empatou com Guarani. A zaga era composta por Audálio, Fabiano, Rafael Pedro e Gaúcho, todos em boa forma. Nas vitórias contra a Portuguesa e Paraná Leonardo fazia parte da zaga, mas depois ele se machucou.
Os resultados e números (que vc falou) mostram que o ABC era um antes de Flávio Lopes e outro agora. Quando o ABC perdeu com Flávio Lopes não foi pelo esquema 3-5-2, mas sim pelas peças erradas em campo.

Anônimo disse...

O nosso tecnico deveria ter assistido a uma entrevista do melhor tecnico do pais no momento , Murici Ramalho,quando ainda estava no sao paulo, ha alguns meses quando entao foi perguntado e questionado por um reporter torcedor sobre o porque mesmo com o time perdendo ele nao fez substituicao colocando dois atacantes.ele respondeu que a ofensividade do time nao depende do numero de atacantes e sim do poder de desarme e criatividade do meio campo.Ao colocar os dois atacantes contra o ceara nosso tecnico decretou a vitoria do time visitante.A nossa zaga estava horrivel com alguma excecao.O atacante Junior negao tem que ser titular junto com Joao paulo.Se otime tiver que perder que perca jogando de igual para igual sem substituicoes absurdas, sem desespero.

Anônimo disse...

Trabalhar em uma escola com 3 meses de salários atrasados é horrível e eu já trabalhei com 2 meses.

Agente não tinha tinha estímulo, mas querem que os jogadores do ABC tenham.

São raros os que conseguem superar isso.

Anônimo disse...

Alexandre.

Me permito discordar de você.
Para um esquema 3-5-2 funcionar bem, a equipe de futebol deve ter:
1. Zagueiros que tenham facilidade de cobrir e de sair com a bola pelos lados do campo. No plantel atual só antevejo Leonardo com essa característica.
2. Volantes que sejam não somente bons marcadores, mas que também saibam cobrir os avanços dos alas, participar da armação de jogadas e inclusive, chegar no gol adversário. No plantel atual só antevejo Audálio com essas características e que não é escalado como volante nem a pau, pelo "professor".
3. Laterais/alas que sejam velozes, bons marcadores, bons na armação e verdadeiros atacantes quando a jogada assim exigir. No plantel atual, antevejo apenas um que é mais ou menos isso, o Rogerinho que está contundido a um bom tempo.
Dessa maneira os zagueiros, Bosco, Audálio, Sandro, os volantes, os nossos meias e até os atacantes vêm sendo sacrificados e injustamente criticados porque não rendem, nem podem render o que se espera deles.
Honestamente meu caro. Não dá prá dizer portanto que o esquema é vitorioso. Quer dizer então que quando ganha, foi virtude do esquema e quando perde é por causa da escalação de peças erradas?
Por favor, né companheiro!! Assim já é demais!!
Vamos falar sério: quando o ABC ganhou esses jogos aos quais fizestes referência, o fez principalmente em função da garra demonstrada pelos jogadores que se superaram dentro de campo. Além disso, em alguns desses jogos citados, Flávio Lopes substituiu corretamente um dos zagueiros por um meia ou por um atacante.
Sabe duas equipes brasileiras que tem jogadores com esses perfís e que estão vencendo bem no 3-5-2? Palmeiras e São Paulo.
Mano Menezes do Corínthians, que não dispõe desses atributos, foi inventar de enfrentar o Goiás no 3-5-2, que joga muito bem nesse esquema, e levou uma senhora traulitada em pleno Pacaembú.
Voltou ontem ao esquema tradicional 4-3-3 e com as peças adequadas, e venceu bem o poderoso Grêmio.
Simples, né mesmo?
Um abraço.

Anônimo disse...

Alexandre, Não tem como "DISCORDAR" de voce. Em relação ao ABC antes do treinador FLÁVIO LOPES. E do atual ABC depóis que o FLÁVIO LOPES assumiu.

Só pra lembrar, antes do FLÁVIO LOPES. O ABC ainda não tinha marcado nenhum gol fora do FRASQUEIRÃO até o jogo contra o VASCO em são januário... HERIBERTO DA CUNHA e ARTUZINHO tinha no plantel do ABC; jogadores de NIVÉL TÉCNICO/BAIXO e Muito ABAIXO DE NIVÉL DE SÉRIE-B. JAMAIS ELES PODERIAM DE ARMAR QUALQUER "ESQUEMA DE JOGO" SEJA NO; 3/5/2 - 4/4/2 ou 3/6/1 COM ESSAS PEÇAS A SUA DISPOSIÇÃO:

LEANDRO LOVY, VALDIR PAPEL, FÁBIO SILVA, FÁBIO SACÍ, FÁBIANO SILVA, MARCO AURÉLIO, ROQUE, ADEMAR, SIMÃO, TIANO, ERANDIR, RONALDO CAPIXABA, ALEX OLIVEIRA, RODRIGUINHO, KEL, NONATO E TANTOS OUTROS... QUE POR SINAL AINDA ESTÃO NO ABC.

Outro motivo DESANIMADOR para qualquer PLANTEL. É 03 (três) MESES DE SALÁRIOS ATRASADOS E O PRESIDENTE DO CLUBE, IR PARA IMPRENSA TODOS OS DIAS CHORAR MISÉRIAS E DIZER QUE ESTAVA SOZINHO E QUE NÃO TINHA COMO PAGAR OS ATLETAS!

Agora, o que me chamou minha ATENÇÃO. Foi a declaração do treinador FLÁVIO LOPES logo após as vitórias contra o AMÉRICA e o ATLÉTICO/GO. Na entrevista coletiva, ele foi TAXATIVO em suas afirmações, quando disse; ATÉ AGORA FIZEMOS NOSSA PARTE, AGORA É HORA DA DIREÇÃO DO ABC, DOS CONSELHEIROS, PATROCINADORES E TORCIDA... CHEGAREM "JUNTOS" E FAZEREM A PARTE QUE LHE CABEM! JÁ FIZEMOS O POSSIVÉL E O IMPOSSIVÉL PARA MUDAR ESSE TIME. (PRA MIM ELE FOI MUITO CLARO!), TÁ NA CARA QUE ELE DISSE, SE A "DIRETÓRIA" DO ABC NÃO COLOCAR OS SALÁRIOS EM DIA... O TIME IA COMEÇAR AMARELAR.

E O QUE ESTAMOS VENDO (ESSA É MINHA OPINIÃO!), É QUE ESTAR HAVENDO SACANAGEM POR PARTE DO TREINADOR. É SÓ LEMBRAR A "ESCALAÇÃO" DO TIME E O ESQUEMA DE JOGO CONTRA O VILA NOVA (FORA DE NATAL), DEPÓIS ELE VOLTOU A "ESCALAR" MAU CONTRA O IPATINGA (FORA DE NATAL). E POR ÚLTIMO, ELE PERDEU O "JOGO" PARA O CEARÁ NOVAMENTE COM SUAS INVENÇÕES NA ESCALAÇÃO JOGANDO DENTRO DE CASA E PRECISANDO DO RESULTADO. ACHO QUE É CHEGADO A HORA DA DIREÇÃO COMEÇAR A PEDIR "EXPLICAÇÃO" DE DETERMINADAS MEDIDAS TOMADAS POR FLÁVIO LOPES... SEI QUE TORCIDA NÃO GANHA JOGO, QUEM GANHA JOGO SÃO OS JOGADORES... DAS CINCO VITÓRIAS QUE O ABC TEVE NESSE 2º TURNO DENTRO DO FRASQUEIRÃO, GRAÇAS A "GARRA" E A DETERMINAÇÃO DE ALGUNS ATLETAS. NÃO VEJO TANTOS MÉRITOS DO TREINADOR!!!

Anônimo disse...

Todo chefe aqui no Brasil tem mania de apadrinhar dentro da Empresa certos comandados, mesmo o chefe arriscando o seu emprego. No caso do chefe do ABC fica claro: toda torcida do ABC, dirigentes, imprensa já sabe o time do ABC e seus reservas de imediato. O nosso chefe não entende assim e estamos indo pro buraco. Perdemos ou deixamos de "ganhar" alguns jogos pelo erro de entendimento do chefe, infelizmente. Deixar o meia Geraldo sem marcação, essa foi demais. Colocar gedeon pra jogar ´teimosia, é amizade ou namoro? Foi assim com Artuzinho e assim está sendo com Flávio Lopes. Todos dois boas pessoas mais não houvem além de seus pensamentos. E isto está longe de mudar: então tá dificil de sair da degola; ainda assim temos poucos de boa qualidade para entrar em campo. Tá dificil. Coisas dos chefes.

Anônimo disse...

Ah, não podia esquecer: Treis meses de salários atrazados nos dia de hoje não dá pra se matar todo jogo. Isto é uma verdade.
Está muito difícil de não cair.

Anônimo disse...

Em 2007 Marquinhos Mossoró "matou" Souza na final. Em 2009 quem matou Geraldo na derrota do ABC para o Ceará ?

Geraldo matou o ABC e Marquinhos Mossoró nem entrou...

O ABC necessita usar as peças que tem...