terça-feira, 27 de novembro de 2012

Pena para os desmandos no clássico pode chegar a exclusão da Série B

Futebol profissional não é palhaçada. É coisa séria, e muito. A Copa do Mundo está ai e os orgãos competentes tem julgado desmandos energicamente.

A palhaçada promovida pelo américa deve ter semelhança a um jogo de 2008 que findou num julgamento no STJD com o Duque de Caxias e o Rio Branco-AC.

No dia 8 de outubro daquele ano, o Duque de Caxias-RJ empatava fora de casa com o Rio Branco-AC em 2 a 2. Com três jogadores expulsos, e após realizar as três substituições, dois jogadores da equipe caíram no gramado, alegando lesões sérias.

Mesmo sem a comprovação médica solicitada pela arbitragem, os jogadores se negaram a voltar a campo, e o árbitro precisou encerrar a partida aos 38 minutos do segundo tempo, em função do número reduzido de atletas do Duque de Caxias-RJ.

O clube foi denunciado pelo cai-cai - os jogadores teriam simulado as lesões para provocar o encerramento prematuro da partida.

Em primeira instância, em julgamento no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), quatro jogadores foram punidos com gancho, enquanto o técnico Marcelo Buarque acabou suspenso por um ano do futebol. Já o Duque de Caxias foi condenado pelo órgão e, assim, estava excluído da próxima edição do Campeonato Brasileiro.

Mas no pleno, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) aliviou a pena imposta em primeira instância ao Duque de Caxias-RJ. A perda de um ponto no octogonal decisivo da Série C foi mantida, mas os auditores anularam a exclusão das competições nacionais em 2009, permitindo que o clube dispute a Série B 2009 caso se classifique.

Isso foi em 2008. 4 anos depois as penas do STJD tem sido mais fortes, vide Leandrão, e perda de mando de campos como o do Atlético-MG. A vigilância do nosso futebol internacionalmente agora é grande.

Entrei em contato hoje com Leonardo Gaciba, em seu blog, e ele me respondeu que vai fazer uma postagem só sobre esse jogo "da vergonha".

12
Alexandre Costa
Gaciba, vc nao falou do classico local ABC e américa. O jogo não acabou. Parou por uns 10 minutos por causa da velha bola no disputada no fundo das redes apos o gol, 8 expulsoes, e com o america forçando a quinta expulsao pro jogo acabar. Vergonhoso. Se nao assistiu, assista por favor. Com certeza o jogo vai render no stfd. Abracos!
Alexandre Costa
Resposta do Gaciba: Vou postar sobre Alexandre…

Minha humilde opinião? Vai sobrar pro Bileu, que entrou rasgando, os objetos jogados não devem dar em nada, e a punição maior será dada pros jogadores adversários, pro seu treinador, e talvez pro clube.

O assunto é sério e a imprensa local continua na lenga-lenga de não dá importância.

3 comentários:

Anônimo disse...

Alexandre, parabéns por ter acionado o Gaciba.

Acho que outros setores da imprensa precisam ficar sabendo para puderem divulgar o fato, já que a imprensa do RN estáq tentando ABAFAR.

Acho que a ESPN, a Fox e a TV Esporte Interativo se interessariam pela notícia.

Arimateia disse...

Parabéns Alexandre pela iniciativa. Precisamos desmoralizar essa nossa crônica fajuta.

Alexandre Costa disse...

No mesmo Blog do Gaciba há um comentário de um árbitro da Federação Mineira, que assistiu ABC e américa. Vejam o texto:

Mestre, a matéria foi com relação as “sete decisões” da Série B, mas o fato mais marcante foi o término “prematuro” do clássico potiguar entre ABC (ele escreveu CRB) e américa. Seria puramente amadorismo de uma das equipes (que disputa a Segunda Divisão de um dos campeonatos de futebol mais assistidos no planeta)? Por favor, nos dê sua tão categórica e técnica opinião, se possível sobre todos os fatos ocorridos lamentavelmente. P.S.: Na minha humilde opinião foi um show da arbitragem. Abraços! Gabriel Murta – Árbitro Federação Mineira de Futebol.