sábado, 1 de agosto de 2009

Cielo em busca de Popov

César Cielo tem tudo para ser o melhor nadador de velocidade do mundo de todos os tempos. É novo, tem bastante entusiasmo e motivação para continuar competindo por bastante tempo e, o mais importante, os trajes rápidos vão morrer no final desse ano. Na minha modesta opinião, o título de melhor nadador de velocidade está com Alexander Popov da Rússia.
Popov realizou o feito exatamente como Cielo conseguiu a pouco: dois ouros nas duas provas mais rápidas do mundial. Só que Popov fez isso duas vezes, pois foi ouro nos 50m e 100m em Roma 1994, e também em Barcelona 2003. Inclusive nesse ano ele saiu de uma incrível recuperação de uma facada levada em uma briga em seu país.
Além dos mundiais, Popov também tem dupla dobradinha de ouros em jogos olimpicos. Foi ouro nos 50m e 100m nos Jogos Olímpicos de Barcelona 1992 e também nas Olimpíadas de Atlanta 1996. E foi exatamente em Barcelona no ano de 1992 que Popov surgiu para o mundo.
Ex-Recordista olímpico dos 50m livres, com 21s64. Esta marca foi recorde mundial por 8 anos, entre os anos de 2000 e 2008, e só foi batida depois do advento das "super-roupas", os trajes tecnológicos. Popov nunca teve esse benefício, sempre tendo nadado com sungas (veja na foto que ele é cumprimentado por Ian Thorpe, primeiro ícone dos trajes rápidos; Popov ganhou essa prova usando sunga). Também foi detentor do recorde mundial dos 100m livres com 48s21 entre os anos de 1994 a 2000. E eu não estou falando de recordes olímpicos, que só podem ser batidos de 4 em 4 anos., são recordes mundiais e estão a mercê de qualquer competição pelo mundo.
Os nadadores de hoje tem até o final do ano para bateram os recordes mundiais com os trajes. Eu acredito que esses recordes ficarão vigorando por anos até que alguém apenas de sunga venha batê-los.
O troféu Julio de Lamare que acontece em dezembro desse ano é, para os brasileiros, talvez o último campeonato para se conseguir o recorde que permanecerá bastante tempo na história.
Popov surgiu para o mundo na mesma época em que tivemos os dois melhores nadadores de velocidade antes da nova "era César". Estou falando de Fernando Scherer e Gustavo Borges, e Alexander Popov foi o carrasco dos brasileiros em várias competições.
No vídeo do youtube abaixo está a prova Popov foi ouro e Gustavo Borges foi prata.
Chegou a hora de Cesão dar o troco!
Por curiosidade coloquei abaixo 2 vídeos sobre a final dos 100m livres nas Olimpíadas de Barcelona em 1992. O primeiro, americano, que torcia calorosamente por Matt Biondi, recordista mundial dos 50m e 100m, e favorito para a prova. Mal sabiam eles que Popov estava surgindo. O segundo é um vídeo da Globo, onde mostra o drama sofrido por Gustavo Borges causado pela confusão eletrônica do tempo não marcado. Por fim acertaram a medalha de prata para o brasileiro.

Um comentário:

Equipe ABCdistas de Coração disse...

Sou o dono do blog "ABCdistas de Coração" e queria saber se voçê estaria disposto a uma possível parceria entre os blogs. Se quiser entrar em contato tem dois meios.

www.abcdistasdecoracao.blogspot, e faça um comentário em uma das postagens OU pelo e-mail blogabcdistasdecoracao@hotmail.com