sábado, 1 de agosto de 2009

Precisa-se mesmo de um atacante de referência?

O ABC precisa mesmo contratar URGENTEMENTE, como falam os cronistas e jornalistas esportivos de Natal, um ou dois atacantes de referência?
Será que Flávio Lopes não consegue armar um time (como eu acho que já armou) com 2 atacantes rápidos?
Será que Ricardinho + Ivan ou João Paulo não dão conta do recado?
A questão não é só o ABC precisar de um ou dois atacantes de referência (já possui, Fábio Silva, que ainda não desencantou), mas também tem o fato da falta de grana. Sem grana, que tipo de atacante vamos contratar, vcs acham que vem um craque estilo Ronaldo Fenômeno ou Adriano? Eu acho, sinceramente, que se contratar virá alguém do nível dos que já existem.
É...pq hj no futebol brasileiro tá dificil de encontrar um atacante de referência que faça gols.
No entanto, é bem mais fácil de se encontrar times que jogam com 2 atacantes rápidos. O time sensação do ano, o Internacional de Porto Alegre, joga(va) com Nilmar e Tyson. O time até então lider do Brasileirão, Atlético Mineiro, joga com Diego Tardelli e Éder Luis.
A seleção brasileira também já foi campeã com 2 atacantes velozes. Em 94 tínhamos Romário e Bebeto. Já em 82, com um atacante de referência - Serginho Chulapa - fracassamos. É complicado essa coisa! Atacante de referência não é referência de sucesso.
O grande Tostão falou recentemente sobre esse tema. Ele reclama que "todos querem um centroavante de referência. Prefiro dois atacantes rápidos, habilidosos e que deem passes e façam gols a ter um centroavante, de referência, parado, que domina a bola com a canela e não facilita para os companheiros. Mesmo que seja artilheiro. Para o nível dos times brasileiros, Diego Tardelli e Éder Luís são bons atacantes, melhores que os do Cruzeiro sem Guilherme. A deficiência do Atlético não é a falta de um centroavante de referência, e sim de melhores jogadores em outras posições".
Só sei uma coisa: Obina é melhor do que Fábio Silva!

3 comentários:

Gustavo Lucena disse...

1-Concordo de que o ABC não precise necessariamente de um centroavante. No entanto, acho que o ABC precisa de 2 atacantes de um nível melhor do que os que já temos. O que não pode é o ABC gastar $$ com atacantes de uma qualidade técnica pior do que aos que estão aqui, como p.ex., Maurício Pantera e Ítalo.

2-O centroavante fixo pode ser descartável se o ABC tiver um esquema em além dos atacantes, também cheguem juntos os alas e os meias. No ABC/2007 o ataque funcionava porque além da dupla Ivan/Wallyson, tinha Nego/Rogerinho/Petrolina chegando junto.

3-Ontem mesmo o ataque do ABC morreu quando entrou um centroavante.

Anônimo disse...

Alexandre, sensacional o seu post.

Estava pensando em escrever algo tocando no assunto. O título seria: "O MITO DO MATADOR".

Olha, apenas temos três atacantes aproveitáveis no elenco, Ivan, Ricardinho e João Paulo.

Fábio Silva e Gabriel não dá. Sim, tem também Fábio Saci (ninguém conhece seu futebol)...

Olha, precisamos contratar dois atacantes para fazer companhia aos três citados, dois atacantes bons e que tenham velocidade e técnica.

Ricardinho sabe fazer gols. Ivan, também. João Paulo precisa aprimorar a finalização.

Fora isto, precisamos de dois BONS atacantes, não necessariamente sendo um deles um matador.

Essa de matador, para mim, é um mito.

Sds Alvinegras.

Abecedista.

Felipe Galvão da Camara Pereira disse...

Se precisarem de um atacante veloz e matador,só me contratarem!Joguei nas divisões de base do Vasco da Gama e estou sem clube,tradição com a camisa do ABC minha família tem...
Mas agora sério,realmente precisam de atacantes melhores,Jean carioca que estava encostado no Botafogo/RJ e agora assinou com a Ponte preta,voltando ao ABC teria vaga nesse ataque?