segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Resenha de ABC 1x0 Águia

Percebo que muito pouca gente conseguiu assistir de fato o jogo pela Internet.
Águia e ABC não passou pela TV (apenas em alguns poucos estados) mas o site da TV Brasil disponibilizou um link (muito fraco) com o streaming do vídeo.
Reconheço falha minha de não ter alertado aqui o torcedor ABCdista quando eu encontrei o link na hora do jogo.
Por isso vou aqui tentar passar uma breve resenha do jogo, ainda mais agora que temos a volta de Cascata recuperado (do cartão ou da musculatura?), e de Edson, tornando a escalação do alvinegro uma verdadeira montagem de quebra-cabeças.
E, claro, sempre uma resenha imparcial, independente, sem pagamentos de jabás (ainda estou disponível galera, é só entrar em contato, hehe).

Resenha do Jogo
O time do Águia explorou por demasia a lateral esquerda do ABC. Sempre chegava por esse lado, e por vezes com muito perigo. O blogueiro aqui achava que a lateral de Suéliton, que estava estreando, seria mais explorada, mas Renatinho Carioca é que foi o exigido. Renatinho correu muito e marcou bem, com a ajuda da cobertura de Basílio.
O lance de maior perigo por parte do Águia no primeiro tempo também foi por esse lado. Nas costas de Renatinho, e pegando Leonardo de surpresa (que não tem pique, pelo seu tamanho), Felipe Mamão por centímetros não fez o gol, salvo por uma intervenção rápida de Wellington.
Com a esquerda do ABC ocupada, sobrou pra Suéliton ir ao ataque, quando dava. Numa dessas subidas também quase fez gol, em uma boa defesa de Alan, goleiro paraense.
E Jackson? Bom, eu diria que Jackson na função de Cascata deixou muito a desejar. Teve várias chances de chutar a gol, próximo a grande área, mas sempre chutava fraco, e sem direção (João Paulo passou pelo mesmo problema). Jackson na função de Cascata teve nota 5. Mas ele também marcou, e como marcou. Nisso o veterano do ABC fez bem e merece nota 8 do blogueiro. Pio foi outro que marcou muito. Só não teve chance de bater falta na frente da grande área (seu forte) e apenas uma falta meio que longe e na diagonal da área foi batida por Tiago Garça. Chutou errado.
No segundo tempo quem saiu mais pelo ABC foi Renatinho Potiguar - pra mim um dos grandes destaques da partida - e várias jogadas de ataque sairam por ali, pela esquerda. Cruzou várias vezes, e em uma delas por pouco Leandrão não pega; o goleiro já estava batido nessa. O goleiro deles é grande, forte, e deve ter melhor pego no contrapé, numa batida rasteira, próximo ao corpo.
Claudemir quando entrou, entrou pra jogar apenas como meia, voltado mesmo pro ataque. E sem ter que marcar tanto ele chegou mais vezes à área, numa deles onde fez o belíssimo gol no ângulo.
Preá perdeu um gol que não se perde, ele e o goleiro. Isso porque Leandrão tava sozinho do lado, pedindo a bola.

O esquema que Leandro Campos utilizou foi o povoamento de marcação no meio de campo. Com isso muita gente corria atrás da bola, com o campo pequeno (é muito pequeno mesmo!), e a bola constantemente saia pra lateral, quando não parava por falta.
Olha...eu não contei, mas foram muuuuitos laterais. A boa saia direto!

Próximo jogo?
O fato é que no próximo jogo contra o Águia o campo é outro (maior), o Águia vai ter que sair para o ataque (diferente desse primeiro jogo), o gramado permite um melhor toque de bola, e o jogo vai ser às 9 da manhã em Natal (quente e muito úmido para eles) com o Frasqueirão lotado.
Eu estou querendo dizer que o jogo da ida não pode (não deve) balizar o jogo da volta.
São jogos completamente distintos.
Alguns dizem que Cascata deve jogar ao lado de Jackson. Outros que Cascata deve ir pro ataque, fazer dupla com Leandrão.
Pra mim, o que se treina se joga.
Cascata na frente com Leandrão só se treinar. Como não treina...
Jackson ao lado de Cascata só se treinar. Como não treina...

Na minha opinião Jackson sai e Cascata entra. Simples assim.
Pio ocupou seu espaço.
Entre Suéliton e Edson prefiro o da casa.
O resto é o de sempre.

Esse é o esquema que o ABC jogou o ano inteiro, um 4-4-2 com 3 volantes.
Não é o meu preferido mas é o que mais se treina.

Vamos acompanhar o desenrolar da semana.

Nenhum comentário: