terça-feira, 13 de março de 2012

Copa 2014: Em Natal, a rede hoteleira é o grande diferencial.


O IBGE divulgou ontem a Pesquisa de Serviços de Hospedagem. Essa pesquisa foi feita em parceria com o Ministério do Turismo e fez uma ampla radiografia da rede de hospedagem das 27 capitais brasileiras.
Natal ganha destaque nacional nessa pesquisa. A capital potiguar ocupa a 9ª posição no ranking brasileiro de estabelecimentos, com um total de 212 unidades. Destas, 93 são hotéis, 64 são pousadas, 36 são motéis, 18 apart hotéis/flats e 1 albergue turístico.

Mas o destaque mesmo fica por conta da capacidade de hospedagem da cidade. Nesse quesito Natal ocupa a 4ª posição entre as capitais brasileiras. Com um total de 19.532 leitos, a capital potiguar tem capacidade de hospedar 29.757 pessoas (antes que estranhem o dado eu devo lembrar que cama de casal é um leito mas acomoda dois hóspedes). Esse número é inferior apenas ao registrado por São Paulo, Rio de Janeiro e Salvado. Portanto, ocupamos a 2ª colocação entre as capitais do Nordeste.
A rigor, embora a pesquisa não aponte, provavelmente o destaque de Natal seja entre todas as cidades brasileiras e não somente entre as capitais, pois dificilmente alguma cidade do interior do país terá capacidade de hospedagem superior à da nossa capital.

O que faz Natal saltar da 9ª posição em número de estabelecimentos para o 4º lugar em capacidade de hospedagem é o porte da rede hoteleira local. A capital do RN é capaz de ocupar, em média, 140 hóspedes por estabelecimento. Esse é a segunda maior capacidade entre as capitais brasileiras, perdendo apenas para a cidade do RJ cuja capacidade média é de 157. Além disso, Natal possui o terceiro maior número de estabelecimentos com 100 ou mais unidades habitacionais (aptos, chalés, suites…). São 37 estabelecimentos em Natal com essa característica, somente São Paulo (com 119) e Rio de Janeiro (com 77) superam o número local.

Parte expressiva desses números são afetados pela ampla rede de hotel localizado na Via Costeira, empreendimento hoteleiro único entre as cidades brasileiras.
Uma outra característica da rede hoteleira local é o perfil da hospedagem. Em Natal praticamente 20% dos estabelecimentos estão classificados na categoria Luxo ou Superior/Muito confortável. No Brasil a média é de 13,5%, em Fortaleza é 13,9% e em Salvador é 10,1%.

Portanto, se dependesse apenas do parque hoteleiro da capital potiguar o turismo local seria um destaque nacional o tempo inteiro. Além disso, já teríamos garantido antecipadamente o sucesso na realização da copa do mundo. Pena que nem tudo depende apenas dos serviços de hospedagem que oferecemos.



Fonte: http://rnblogprog.org/2012/02/29/a-rede-hoteleira-de-natalrn-um-grande-diferencial-para-a-cidade/

Matéria da série: Se a imprensa sulista (eles nos chamam "do Norte") critica, e a imprensa natalense aceita, alguém tem que defender a nossa cidade 

Nenhum comentário: