sábado, 7 de fevereiro de 2009

Uniforme oficial? O listado!

"O uniforme composto de camisas preta e branca em listas verticais e calção preto foi uma idéia do jornalista Manoel Dantas Moura". Assim dizem os relatos oficiais da história do Mais Querido. Aliás, essa frase também está escrita no boletim oficial número 2443, da Assembleia Legislativa do RN, referente ao projeto de lei Nº 054/08 que institui o Dia do ABC. O projeto é tão bonito isso que vou transcrever aqui:

A GOVERNADORA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE.

FAÇO SABER, que o Poder Legislativo DECRETA e EU sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º - Fica instituído o “Dia do ABC Futebol Clube”, no âmbito do Estado do Rio Grande do Norte, a ser
festejado no dia 29 de junho, data da fundação da agremiação.
Art. 2º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.
Art. 3º - Ficam revogadas as disposições em contrário.
Sala das Sessões do PALÁCIO JOSÉ AUGUSTO, em Natal, 21 de maio de 2008.
Deputado POTI JUNIOR.

Voltando ao assunto da camisa oficial, temos em Manoel Dantas Moura o nome do jornalista e responsável pela camisa oficial do ABC. Manoel foi 1º secretário da primeira diretoria do Mais Querido. De fato, O jornalista Manoel Dantas foi responsável pelas sugestões que definiram o primeiro uniforme e bandeira oficiais do ABC.
Por outro lado, temos uma foto no site oficial do Mais Querido, informando que o uniforme da foto foi usado até o final dos anos 20. Este uniforme tem listas horizontais, e não verticais como sugerido pelo famoso jornalista Manoel Dantas, exatamente como reza a bandeira oficial do ABC. Houve um erro nos autos de "vertical" para "horizontal"? Pode ter sido isso.
Procurarei nos jornais da época fotos das partidas do Mais Querido nos seus primeiros anos de vida.
De qualquer forma, como falam meus colegas dos blogs papoalvinegro e oabecedista, o uniforme oficial não consta no estatuto oficial. Poderá constar, em alguma nova reunião do conselho deliberativo. E até poderemos ter um uniforme oficial diferente do que foi proposto no dia da criação do ABC, caso este seja todo branco.
Hoje, na minha opinião, o oficial é o de listas verticais, branco e preto. Que também é o uniforme número 1 da Eureka. Meu amigo Bonifácio prefere também o branco. Pra ele, dá mais sorte.
Por falar em uniforme, "vasculhando a internet" lembrei de um colega que disse que iria desenhar um uniforme para o ABC. Ele fez conforme prometido, e aqui está o dito cujo:




Essa discussão toda, lembrando, foi provocada pelo nosso colega do blog oabecedista, e também discutida por Diego Ivan no blog papoalvinegro.
Legal discutir isso!

5 comentários:

Anônimo disse...

Valeu Alexandre, excelente!

Será que foi mesmo um erro do Jornalista nos "autos".

Sobre não constar no Estatuto do Clube o uniforme número 1, será que não há nenhum ato do CD aprovando o uniforme, como sugere o mesmo Estatuto?

Particularmente, gosto mais do uniforme todo branco, pois concordo com Bonifácio quando diz que dá sorte!

Têm sido, na prática, nosso uniforme número 1 desde 2007, e tem dado muita sorte.

Valeu!

Temos chances ainda de tomar a ponta do Santa e mesmo que percamos (Deus nos livre disso) o clássico não seremos ultrapassados pelo América.

Dá-lhe ABC!

Sds Alvinegras!

Diego Ivan disse...

Acho essa coisa de dizer que o uniforme listrado dá azar tão "Alecrim", o que dá azar é ter um time ruim ou limitado.
Gosto mais quando o ABC joga todo de branco, mas o uniforme listrado quando bem feito tambem é bonito, aquele da topper era muito bom.
Na realidade o problema do estatuto preocupa, dá liberdade ao conselho e a diretoria de fazer o que quiser com o padrão de cores adotado pelo clube, uma temeridade.
Um fato a se lamentar é pouca memoria do nosso Estado o acervo publico deixa muito a desejar, estamos ficando sem memoria.
Vamos pra cima do Verdão e acabar com esse negocio de tabu.

Diego Ivan disse...

Mais uma coisa, esse cara do Blog Camisas de Futebol é muito bom, o cara tem talento para a confecção de uniformes esportivos.
Abraço.

Anônimo disse...

Alexandre, outro dia um li um post seu que trazia vários ABC's espalhados pelo Brasil e pelo mundo.

ABC de Braga, de Foz do Iguaçu, entre outros.

Provavelmente, vc ainda não conheça este aqui, que acabo de achar na net.

Vale a pena ver: http://www.giginarede.com.br/varzea/clubes/abc.asp

Valeu.

Vamos destruir o time melancia.

Abecedista.

Anônimo disse...

Mais em:

http://varzeasantista.blogspot.com/2008/01/abc-futebol-clube.html

Abecedista.