domingo, 15 de fevereiro de 2009

A imprensa vermelha

O que será que ganha um profissional da imprensa que faz questão de mostrar claramente de que lado está no futebol potiguar? Dinheiro, não. Ainda acredito na integridade profissional. Prestígio, também não ganha. Até pq a imensa torcida do estado e de Natal é alvinegra. E nem do lado que eles apoiam; pois já ouvi muitos comentários de americanos de que não adianta elogiar um time ruim, quando na verdade era pra mostrar ao público - tarefa primordial da imprensa - a verdadeira história do jogo e dos jogadores.
Desde o ano passado a imprensa potiguar vem com a bandeira que "é bom pro estado do RN" que se tenha os dois times na série B. Esse slogan apareceu quando o américa ficou rodadas seguidas na zona de rebaixamento. A tônica desse pensamento persiste. "É bom pro campeonato estadual que o américa fique entre os 6".
Ora bolas! Isso é bom só lá em Japecanga! Bom lá e bom para a imprensa vermelha também.
Sabe o que é o bom? O bom é ver um time arrumado como o Santa Cruz ou o Assu chegar à final. O bom é ver o bom futebol. Ou será que eles estão certos? Mesmo o américa jogando ruim como está, tem que chegar à final pq "é bom pro campeonato". Façam-me o favor!
O bom é ver essa mesma imprensa divulgar no rádio e nos veículos impressos declarações "amadoras" do dirigente americano? Dirigentes sem escrúpulos, amadores, todos os que passaram recentemente pelo time de Japecanga. Seja tumultuando contratações quase-realizadas pelo ABC, seja pagando dinheiro para que, na série C, outro time de fora ganhasse do ABC, ou seja dando declarações que times que jogam o melhor futebol do estado hj são semi-profissionais, esses dirigentes americanos são sempre vangloriados pela imprensa vermelha.
Eu, como potiguar, tenho vergonha de ter profissionais como esses em nosso estado.
Não estou aqui para dizer que o ABC é que merece estar na frente. De jeito algum. Leiam o post abaixo e vejam a realidade do time Mais Querido do RN.
Essa crítica é simplesmente aos narradores, cronistas, repórteres, âncoras que esquecem de ver o bom futebol do estado.
E todos vcs, que escutaram a declaração do dirigente do américa, dizendo que "agradece a torcida do ABC em comparecer pra ajudar no pagamento da folha", além de ser uma frase baixa, infeliz, de uma pessoa que se diz dirigente "profissional", entendam que isso é puro terrorismo. Terrorismo sim! O que essa pessoa quer é que em um próximo clássico no Machadão, o torcedor alvinegro se sinta intimidado à vir, e a torcida adversária seja maior em campo.
Acontece que com essas imparcialidades na imprensa, não podemos mais saber com certeza o que é a verdade. Nem nós, ABCdistas, nem nossos adversários.

6 comentários:

Anônimo disse...

Caro Alexandre parabéns pelo comentário, na verdade possuímos uma boa parcela da imprensa local vendida e com total desconhecimento de futebol(deve conhecer muito de carne de charque, que no popular chamamos de "Jabá". Há muito venho apregoando uma posição mais forte da diretoria do ABC em relação a Rádio Globo principalmente. Se aquelas declarações do Pte. do América fosse de Judas Tadeu já estava um deus nos acuda na imprensa. Mais fazer o que só podemos dá a resposta no gramado. e isso tem tempo.....

Anônimo disse...

Não sei por que tanto choro, pois a imprensa não ganha jogo. Os dirigentes do América são realmente amadores, mas os do ABC são mais amadores ainda, ao ponto de criarem um programa de esportes na FM 102,1, que só faz elogios ao clube, omitindo as falhas da diretoria e do time.

Anônimo disse...

Quer ver uma sinceridade ? Eu, Lauro Duarte da Costa, desde 13 de agosto de 1961 (um bocado de tempo, não ?), sempre quero ver o timeco de vermelho rebaixado, sem ganhar coisa alguma, com uma torcidinha cada vez mais ridícula (embora todas sejam "brabas"), sem estádio, sem nada ! Jamais, jamais, torcerei por qualquer vitória dos vermelhos, mesmo que fosse para ajudar o ABC - por exemplo - a ganhar um campeonato. Sou RADICALMENTE contra o timeco de encarnado. Por mim, eles NÃO EXISTIRIAM !

Gustavo Lucena disse...

Ontem, a imprensa foi simplesmente asquerosa.

A exceção de alguns poucos cronistas sérios, os outros demonstraram total felicidade com a derrota do ABC.

Eu vou soltar o nome de um boi vermelho que ontem estava inclusive cogitando a hipótese do ABC ficar de fora do hexagonal. O nome dele: VICENTE ESTEVAM.

E hoje de manhã era notória a cara de gozo eterno da "jornalista" tonta que apresentava o Bom Dia (?) RN.

Eu nem me dei o trabalho e o desprazer de escutar a Cabugi, por que lá deveria tá um carnaval desgraçado.

Jacson Artson disse...

Vi a declaração infeliz do dirigente do meucão sobre a torcida do ABC ajudar a pagar a folha deles!!!

Escutei até o final a resenha da globo(moro longe de Natal e só tenho esse meio de comunicação para ficar perto desta terra amada) e não vi ng de lá falando de tal comentário infeliz.

Vi tb que na entrevista de Judas o mesmo foi bem cordial e senssato e em momento algum, desabonou o time de rosa. Acho que eles ficaram putos desta ve pois não tiveram motivos para falar do msmo.

Enfim, é trsite escutar a rádio globo, mas é bem pior ficar sem nenhuma forma de acompanhar meu ABC, pq sinceramente, nosso programa de rádio(A voz da Frasqueira) é complicado!!!

Já tentei escutar vários jogos pela internet e quando vejo, músicas, música e mais música!!!

Um grande abraço a todos.

Anônimo disse...

Dava nojo escutar a radio Bobo ontem. Foi impressionante....não aguentei e troquei para a clube.