terça-feira, 30 de março de 2010

ABC no 3-4-3?

Será que o ABC joga nessa quarta no 3-4-3?
Vamos especular um pouco. A provável equipe vai com Wellington; Tiago Garça, Diego Padilha e Leonardo; Marquinhos Mossoró, Bileu, Claudemir, Gabriel Pimba e Renatinho; Ederson e Cascata. Esse foi o time que treinou hj a tarde.
Bileu é o unico volante de marcação que joga na sua função, já que Marquinhos volta a atuar como ala. Ponto.
Claudemir é um segundo volante e Pimba entra como meia-atacante.
A defesa é a mesma da vitória do clássico. A princípio ela não errou em campo. Pro BlogARCosta o erro maior da fácil movimentação americana em nosso campo foi do mal posicionamento dos volantes. Garça pela direita, Padilha pelo centro e Leonardo pela esquerda fazem o trio que aparentemente deu certo.
No meio Marquinhos Mossoró, novamente improvisado na ala direita, deverá cobrir as subidas de Claudemir. Esse foi um dos erros do ABC contra o américa, pois David não fez direito essa função. Renatinho que está subindo bem ao ataque deve ter a companhia de Bileu mais recuado, e Pimba mais na frente (nada impede a troca de posições entre Cascata e Pimba, já que Cascata tem se movimentado muito bem no jogos, por todo o campo). Claudemir deve novamente correr muito, para voltar a fazer a dupla de volantes com Bileu, quando o ABC estiver na defesa.
Na frente, três atacante. Pimba, Éderson e Cascata. Desses, 2 são meia-atacantes. Tô curioso pra saber como será essa troca de bolas no ataque.
Por enquanto Leandro Campos não abre mão dos três zagueiros, mas dá força ofensiva ao time ao dar mais liberdade a Claudemir, que atua como segundo volante, e colocar três atacantes.
Veja o possível ABC:

7 comentários:

Vicente Prudêncio disse...

Os três zagueiros não falharam no clássico? Me engana que eu gosto... O ABC fez domingo sua pior apresentação no turno e vamos para o próximo jogo com o mesmo esquema. E o pior, tem torcedor aplaudindo. Sem falar que, também vem se provando, Marquinhos não serve para a direita.

Concluindo, vamos com uma escalação errada para enfrentar o TODO-PODEROSO ASSU. Sei não, agora se Alexandre Costa tivesse assistido, IN LOCO, os jogos diante de Baraúnas e Centenário, duvido que ele fosse contra o esquema anterior, que inclusive encantou os torcedores abecedistas. Contra o América, colocaram tudo a perder e agora vão repetir o erro.

O motivo para a insistência com os três zagueiros? VAIDADE. Para mim, é ABC acima de tudo. Quero o melhor para o meu ABC, quero ele praticando o melhor futebol possível.

Agora se fulano ou beltrano não pensa assim, não é ABC Futebol Clube. É fulano futebol clube... E ponto...

Chega de Vaidades!!!

Alexandre Costa disse...

Vicente, em nenhum momento desse campeonato a nossa defesa funcionou. Enganam-se os que dizem que chegou a funcionar no início desse turno. O que aconteceu nas primeiras partidas foi que o ataque funcionou muitíssimo bem, e só isso é suficente para o adversário chegar menos na nossa defesa.
Com o decorrer dos jogos, os adversários foram "manjando" nosso ataque e passamos a ter nossos atacantes marcados, principalmente Cascata. Ai nossa defesa frágil voltou a ficar exposta novamente.

Vicente Prudêncio disse...

Ficou provado, mais uma vez, que o ABC não tem peças para jogar num 3-5-2. Com tal esquema, jogou mal diante do América e fez um 1º tempo bizonho diante do ASSU, inclusive no período em que deteve a vantagem numérica. O ABC não tem zagueiros rápidos e que saibam sair jogando, assim como não tem alas, de forma que um 3-5-2. hoje, é inviável no ABC.

No segundo tempo, atuando no 4-4-2, a história foi outra. O ABC voltou a apresentar o bom futebol praticado diante de Baraúnas e Centanário e apenas não fez mais gols porque Ederson nem João Paulo estavam em campo.

Concluindo, o plantel do ABC, hoje, se adapta bem melhor ao 4-4-2. Vejam por exemplo o futebol de Claudemir, que "inexplicavelmente" some no 3-5-2.

Aliás, o 3-5-2 é um esquema ultrapassado, praticamente já extinto do futebol europeu. Que se tenha aprendido a lição: três zagueiros, nunca mais!!!

Vicente Prudêncio disse...

Meu amigo, sempre que o ABC atuou no 4-4-2, neste 2º turno, fez boas apresentações. Agora ficou provado, as atuações no 3-5-2 foram bizonhas. Bastou a Leandro Campos, diante do ASSU, tirar um zagueiro, para que o futebol do ABC crescesse. Claudemir voltou a jogar futebol (parecia outro jogador no 2º tempo), as oportunidades voltaram a ser criadas, enfim, o mesmo futebol que agradou a todos diante de Baraúnas e Centenário, voltou a aparecer e a fazer a alegria da torcida.

Você deveria ter vergonha em pedir o seu clube do coração em um esquema com três zagueiros. Sim, porque o ABC é time grande e tem que jogar para cima, no ataque, sempre. Ontem não enfrentamos Corinthians, nem Flamengo, nem São Paulo. Enfrentamos apenas o modesto ASSU, um bom e aguerrido time, mas apenas o modesto ASSU. E digo mais, deveríamos estar aqui cobrando a presença de três atacantes, de três meias, enfim, jamais três zagueiros.

O 1º tempo do ABC ontem foi bisonho, inclusive quando deteve a vantagem numérica. O time apenas se soltou quando sacou o terceiro zagueiro e, mesmo numa infelicidade tendo levado o gol, foi pra cima do ASSU e marcou três. Poderia ter marcado mais, 4, 5, 6 ou até 7 seria pouco diante da supremacia do ABC dentro do 2º tempo.

Não sou torcedor de time pequeno. Sou torcedor de time grande e quero ver o meu ABC sempre jogando para frente. Se a zaga é ruim, mudem os zagueiros. Em Santa Cruz, por exemplo, Leonardo foi o grande vilão da zaga... Ontem ele foi sacado e espero continue longe do time titular.

Para terminar, digo o seguinte. Eu, como torcedor, vou ao campo de jogo para ver um futebol bonito, alegre, ofensivo. É isso que me satisfaz. Contra o Baraúnas e o Centenário, eu era o torcedor mais feliz do mundo. Vi o meu ABC dar show e criar um sem-número de chances de gol. Contra o Santa Cruz, devido a erros pontuais da zaga e de Marquinhos Mossoró, mesmo assim fiquei satisfeito porque vi meu time marcando TRÊS gols na casa do adversário. Aí fomos para o clássico e, com os três zagueiros, jogamos uma partida fraca, fomos inclusive inferiores ao rival, mas ganhamos. Mas vc acha que me senti plenamente realizado. Afirmo que não, pois vencemos o clássico no detalhe...

Hoje, diante do ASSU, ficou provado. Não quero aquele time preso e amarrado do primeiro tempo, que me fez pensar um bocado no porque de eu estar ali... No segundo tempo, a história foi outra. Criamos chances atrás de chances. Carlinhos perdeu a oportunidade de se consagrar, Ricardo Costa quase se consagra, enfim... Foram 45 minutos em que fiquei satisfeito, pois viu um ABC corajoso, apostando na máxima de que a melhor defesa é o ataque, um ABC empolgante e coloca um sorriso daquele tamanho no rosto de seus torcedores.

Agora se você não é corajoso, tem medo de jogar para frente, sobretudo se considerada a força ofensiva do nosso plantel, problema seu. Fique aí com o primeiro tempo de ABC x ASSU. Se vc é masoquista, problema o seu.

Três zagueiros, nunca mais!!!

E viva o ABC (ofensivo)!!!

Diego Ivan disse...

Meu amigo, a gente fala tanta besteira nos blogs que não é brincadeira.

Parabéns, essa foi a sua vez...

Abraço!!!

Alexandre Costa disse...

Diego, eu não falei que ia dar certo.
Falei apenas que o ABC jogaria assim. Alias, suspeitei.

Mas vc tá certo com relação às besteiras nos blogs. Talvez a tradução do "B" seja para isso. E eu devo ser um campeão disso, pois eu não penso muito e nem faço rascunhos quando vou postar. É assim, saindo direto da língua para o teclado, de supetão.

Por falar em besteira, to com umas idéias malucas aqui. Vou juntar e te passar por email.
Abraços!

Diego Ivan disse...

Pode mandar as idéias.