segunda-feira, 15 de março de 2010

Na defesa e meio de campo, mesma postura do primeiro turno

Eu falei que o ABC teve uma postura mudada com relação ao ataque, com relação ao ânimo de se fazer gols, mesmo estando à frente do placar.
Porém afirmo aqui que a defesa e o meio de campo de contenção do Mais Querido não teve melhora, e continua o mesmo do primeiro turno
Tanto não teve que levou 3 gols. O ataque tem seu mérito de fazer 7, mas a defesa tem o desmérito de ter levado 3. Prestem atenção no vídeo dos gols abaixo.
No primeiro gol, logo no começo da partida, um furo do esquema 4-4-2. O armador do Corinthians tem a liberdade (o volante do ABC leva um drible desconsertante) de dar um passe no meio da defesa ABCdista. Como os laterais jogam aberto, só sobrou Leonardo e Garça para marcar Zé Maria. Leonardo e Garça, pesados, não pegam conseguem acompanhar a corrida de niguém que esteja vindo de frente.
No segundo gol adversário um zagueiro do ABC fura horrorosamente. Acho que foi Leonardo (quem prestar atenção pode corrigir pra mim). E depois do bate-rebate a bola sobra pra Notato fazer o dele. O terceiro gol caicoense é do mesmo jeito, sai de outro bate-rebate.
O que me intriga nesse 4-4-2, que se supõe 4 jogadores na defesa, são os laterais fracos de marcação. Por diversas vezes vi ontem Renatinho marcar Nonato em lances de bola parada. Como que um jogador de 1.60m pode marcar um de 1.80m? Não estou culpando Renatinho, e sim o esquema de marcação alvinegra. Nesse 4-4-2 do ABC a marcação está sendo feita apenas pelos 2 zagueiros centrais. Se fossem 2 jogadores eficientes, tudo bem, mas não são. Se os laterais subissem para apoiar bem a ataque, tudo bem, mas não apóiam.
Alias, minto! Renatinho fez um cruzamento ontem no final da partida, que resultou no golaço de Éderson, chutando de fora da área.
Os outros gols do ABC ou saíram de bola parada ou saíram de jogadas de João Paulo.

Agora, parece - repito bem devagarzinho - P A R E C E - que houve uma certa mudança no segundo tempo. Ouvi a entrevista do treinador no final do jogo e ele afirmou que chegou a dar esporro nos jogadores, no intervalo da partida, pela marcação errada na primeira etapa. O ABC do segundo tempo não levou gols. Quando eu falo "PARECE" é por causa do estado do gramado. Com um campo daquele jeito eu não posso afirmar se o esquema do treinador é que foi colocado em prática, ou foi o gramado que complicou a partida.
De qq forma, o ABC entrou com a marcação errada no primeiro tempo, isso eu falo consciente.
Esse é um problema sério que o técnico tem que resolver.

3 comentários:

Vicente Prudêncio disse...

Cara, bom post. Esse zagueiro, Leonardo, é uma mãe. Se lembra do fatídico jogo em Currais Novos? Estive lá e vi este zagueiro se arrastando em campo. Procure aí o vídeo do jogo e veja que no segundo gol do Potyguar Leonardo é ultrapassado (não driblado) por atacante incrivelmente lento. Ou seja, Leonardo conseguiu ser mais lento do que o lento. Gostaria de ver Edson no miolo de zaga do Mais Querido. Na lateral-direita, Edson é 90% seguro na marcação, lhe faltando porém o apoio, algo justificável pelo fato de não ser a praia dele. Esse Acácio é fraquíssimo na marcação... Parece que faltam pernas a nossos laterais (menos a Edson)... E precisamos mudar essa zaga, para ontem...

Vicente Prudencio disse...

Outra coisa. O trio ofensivo do ABC, em minha visão, deve ser Pimba, João Paulo e Ederson. Se Cascara estiver bem, poderemos ter um quarteto, ou uma alternativa para o segundo tempo. Ganhamos opções no meio e no ataque, faltando ainda a zaga, os volantes e os laterais (um goleiro também). Vamos ver se Diego Padilha é bom jogador... De qualquer forma, Leandro Campos tem que mudar esta zaga já para quarta...

Anônimo disse...

PADILHa FOI DISPENSADO do CEARÁ POR DEFICIENCIA TÉCNICA.

ESPERO QUE NO ABC A HISTORIA SEJA OUTRA.