terça-feira, 30 de março de 2010

Não ao aluguel do Frasqueirão ao América!

Quero aqui deixar claro que eu sempre fui a favor do aluguel do estádio Frasqueirão para quem quer que seja e para qualquer atividade. Afinal o estádio tem que ser rentável durante os 365 dias do ano e, fora os dias de jogos do Mais Querido, o ABC pode sim aproveitar esse palco multimídia para fazer caixa (*ler anexo).
É uma coisa simples e fácil de se fazer.
Mas com relação ao américa, a coisa não é tão simples.
Os fatos ocorridos não só nesse final de semana, mas entre os últimos encontros entre os dois times da capital, corroboram para o não aluguel ao américa.
Não é a primeira vez que os visitantes destroem o nosso patrimônio; talvez seja a terceira vez que isso ocorre.
E vejam que isso acontece exatamente em um momento em que é o américa que precisa de ter um lugar para jogar o Brasileiro da série B, ou seja, são eles que estão desesperados e não nós que estamos precisando. Como que alguém que precisa de algo age dessa forma? Isso é incabível em uma relação demanda-oferta.
Se alguém vier dizer que foi ato isolado de alguns da torcida, será que também foi ato isolado o que aconteceu no último clássico no Machadão? Naquela tarde a diretoria americana fez descaso com relação à abertura dos portões da torcida do ABC, atrasando sua abertura enquanto os portões da torcida americana já estavam abertos. Tumulto entre torcedores, que ficaram acuados e viraram alvo fácil de marginais travestidos de torcedores. Pedras foram arremessadas, idosos foram levados ao Walfredo Gurgel.
Esse fato não foi realizado por minoria americana. Foi um evento PREMEDITADO para que simplesmente a torcida deles chegassem primeiro à arquibancada ainda denominada "Frasqueirão".
Enquanto essa covardia estava ocorrendo fora do campo, os presidentes dos dois clubes estavam abraçados ironicamente dentro do gramando.
E essa não foi a primeira ocorrência no Machadão, ano passado e também em 2008 ocorreu a mesmíssima coisa. Além de só liberarem sempre um portão, a torcida do ABC fica espremida, num curto espaço para mais de 10mil torcedores, e às vezes só resolvem liberar a parte de cima da arquibancada depois de muito tumulto, e isso contra a vontade dos dirigentes americanos e contra a vontade da PM. Boa parte da torcida do Mais Querido teve que assistir todos os jogos no Machadão de 2008 e 2009 em pé.
Ainda posso relatar o que aconteceu há 2 anos, quando não houve o pagamento de uso do Frasqueirão por parte deles no estadual, e também tivemos patrimônio depredado no estádio.
Cobrar depois resolve?
E se esse vandalismo atingir os bares, que são área privada alugada, ou mesmo a lojinha do ABC? Quem arcará com isso?
Percebam que o vandalismo atingiu não só o bem imóvel mas a integridade física de pessoas. No Machadão e no Frasqueirão. Nesse final de semana eles agrediram covardemente um funcionário do ABC, que ao ver a depredação, tentou, juntamente com seguranças, evitar um estrago maior.
Nem nos episódios do Machadão e nem nos vandalismos do Frasqueirão alguem foi preso.
O ABC não tem o controle do acontecido nem o controle financeiro do pós-ocorrido, como também não tem as autoridades competentes - Polícia Militar - que estiveram presentes em todas as ocasiões.
O fato é que não existe garantia alguma de que isso não cesse.
Pra mim, um ainda possível aluguel do Frasqueirão ao américa necessitará de antemão o depósito de um valor como caução, para eventualmente cobrir os danos físicos, materiais morais causados pela torcida.
Se não for assim, não ao aluguel do Frasqueirão ao América!

* Anexo
Para quem não viu o PVC ontem no Linha de Passe, vou resumir um dos assuntos interessantes: o Morumbi até o ano de 2003 era deficitário, não gerava receita suficiente para manter o estádio. A direção do clube reformulou a estratégia e a partir daquele ano eles passaram a alugar o Morumbi pra TUDO. Tudo que o estádio pode receber é bem aceito. Jogos de futebol, shows, campeonato de motociclismo, qualquer evento o Morumbi passou a aceitar. A partir daquele momento ele se tornou rentável, e passou a trabalhar no azul. As receitas foram investidas no próprio estádio que cada vez é mais moderno.

4 comentários:

MÚSICA F. C. ! A VOZ DAS ARQUIBANCADAS. disse...

Prezado Alexandre Costa

A torcida do América tornou obrigatória a minha mudança de opinião, ou seja, antes favorável, mas hoje TOTALMENTE CONTRA a locação aos vermelhos.

Impossível manter a minha opinião após os fatos ocorridos.

Alugar ao Alecrim sim, mas ao América não vejo mais luz no fim do túnel.

Nada contra o América, mas tudo a favor do patrimônio da FRASQUEIRA.

Até a próxima.

José Leonardo

Anônimo disse...

Senhor Presidente, como é que o senhor contrata uma empresa de segurança do Dr. Sérgio (delegado) ele é americano e conselheiro do mequinha e antiabecedista. Portanto, não acredito que essa insanidade esteja acontecendo no ABC. Por fim, confiar nessa empresa, destaque e ETC (...). Pergunto! tem algum americano na Diretoria do ABC?

Luciano disse...

Realmente sem condições o aluguel para equipe vermelha. Agora só espero que isso não esfrie e quando chegar novembro tenha gente aqui aprovando esse absurdo. Eu fui uns do que foram humilhados e quase linxado no Machadão por causa dessa diretoria bandida do time de vermelho. Vi gente ser apredejado na minha frente enquanto um portão continuava fechado, mesmo com o desespero de todos lá fora. Mando de jogo do time vermelho no Machadão eu não piso mais.
Espero que a diretoria do ABC preze pelo nosso patrimônio em não alugando o Frasqueirão.

Vicente Prudêncio disse...

Realmente, os argumentos que defendem o não aluguel do Frasqueirão ao rival estão agora muito fortes. O episódio Machadão é lamentável e demonstra toda a extrapolação da rivalidade para fora de campo, com relação aos diretores de lá, o que não deveria acontecer, em hipótese algum.

Concluindo, os que fazem o clube de Japecanga não tem HOMBRIDADE MORAL para pleitear o aluguel do Estádio Frasqueirão, só isso. Não são pessoas séries, nem honradas, nem justas.

Portanto, não à LOCAÇÃO!!!